
Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416
Nota: 5/5
Sinopse: Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Seu único trabalho é aproveitar muito. Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza. Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: unir-se a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo. Sua escolha irá mudar o mundo para sempre.
Adorei ler esse livro! Nem estava tão na expectativa de lê-lo antes de comprar... Comprei em uma super promoção, não lembro se na Saraiva ou Submarino, em que ele estava por R$ 9,90 e logo quando chegou a minha ansiedade de terminar o que estava lendo para ler esse logo foi grande. E não me decepcionei de jeito algum!
Em um futuro distante, depois que o mundo dos Enferrujados foi destruído, há um lugar chamado "Nova Perfeição", onde os perfeitos fazem suas festas, bebem e se divertem, separados dos feios e coroas... Uma história diferente, super bem imaginada e que realmente transmite uma mensagem!
Tally é uma feia, o que não significa que ela seja a menina mais feia do mundo; é simplesmente porque no lugar onde mora, uma pessoa normal é considerada feia! Ela já não aguenta mais esperar a data do seu aniversário, onde completará 16 anos e passará por uma operação para se tornar perfeita... Mas antes de chegar o dia do seu aniversário, ela faz amizade com Shay, uma garota que quer continuar feia. Depois de muito se divertirem juntas, Shay foge da Vila Feia para ir à Fumaça, uma espécie de "cidade" onde os feios que não querem se tornar perfeitos moram. Tally é impedida de fazer a operação depois da fuga de Shay, e para fazê-la tem de ajudar a Circunstâncias Especiais a encontrar o local exato da Fumaça. Mas ela não sabia o que a esperava por lá e nem o que há por trás de toda essa operação para se tornar perfeita.
O livro te prende do início ao fim. Terminando com aquele pensamento "ah, meu Deus, preciso ler 'Perfeitos' logo"! O final, não é bem um final, é um impulso para a história do próximo livro da série. A história tem de tudo um pouco, romance, aventura e depois que você já tem o cenário todo imaginado, a leitura fica mais empolgante! Apenas o romance entre Tally e David que eu não gostei muito, achei que foi uma coisa um pouco chata de acontecer. Ao ler, você entenderá o porquê!
Feios te passa a mensagem de que a beleza não é tudo, e que por trás de algo "perfeito" há sempre uma "falha".
Pra quem gosta de livros diferentes, fora dos últimos padrões da moda, essa é uma ótima dica. Vale a pena lê-lo!
Ah, e uma novidade: a série vai virar filme! Não sei como colocarão aquela imaginação toda, depende bastante da produção para fazer dele um filme muito bom! Ainda não tem data para a pré-produção. Qualquer nova notícia sobre a produção do filme eu postarei aqui.