terça-feira, 10 de julho de 2012

Resenha: Garotas de Vidro, Laurie Halse Anderson

Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Nota: 4/5

Sinopse: “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Psíquico é uma das palavras com as quais eu descreveria este livro! 

Cassie, melhor amiga de Lia, morreu num quarto de motel, antes tentou ligar para a mesma 33 vezes. Obsessivas pela magreza, elas tinham feito uma aposta sobre quem seria a garota mais magra da escola. Agora, Lia é assombrada pelo fantasma de Cassie, a culpa que sente pela morte da amiga e a obsessão de atingir seus objetivos referentes aos quilos que deseja pesar. Com sentimentos muito bem descritos, a autora faz o leitor se envolver intensamente com a protagonista.

"Às vezes ser adulta quer dizer fazer a coisa certa, mesmo que não seja aquilo que você quer fazer." (Página 124)

Distúrbios alimentares é o tema central do livro Garotas de Vidro. Narrado em primeira pessoa por uma personagem que busca ser magra excessivamente, ele consegue passar os sentimentos e a intensidade do assunto de forma bem psicológica.

Lia tem anemia/anorexia, come somente de vez em quando, só para escapar do controle dos pais e da madrasta, principalmente por já ter sido internada em clínica duas vezes. Sua amiga, Cassie, tinha bulimia. Amigas desde a infância, estavam juntas para tudo, até na busca da magreza. E para ela, ser forte é resistir às comidas que deseja... Lia começa a confundir realidade com fantasia devido à sua fraqueza e para se controlar em relação à comida ela apela para o autoflagelo. O tempo todo vemos as atitudes dela referentes à morte de Cassie, à alimentação e à sua obsessão de contar as calorias e todos os sentimentos em relação aos pais e as outras pessoas a sua volta. Às vezes ela volta ao passado e conta momentos que passou com Cassie ou na clínica de recuperação. E é dessa forma que vamos nos envolvendo com a personagem!

Este é um livro um tanto quanto perturbador. Não se tem um ponto alto na história. O que a autora passa ao leitor é a forma de pensar, a gravidade dos transtornos alimentares e a que ponto eles podem chegar. A personagem principal foi bem desenvolvida, a autora diz ao final, em "Agradecimentos", que conversou com meninas que sofriam dos distúrbios e, baseando-se nisso, criou Lia, passando uma ótima imagem de uma garota que quer ser magra. Seus pais e sua madrasta tentam a todo custa controlá-la para que ela continue no peso ideal, ela não tem um bom relacionamento com a mãe, e sua "meia-irmã" é por quem ela tem mais apego.

O uso de metáforas na descrição de sentimentos deixou o livro com uma ótima qualidade, principalmente porque a base dele é o que se passa dentro da cabeça de Lia. A autora tem uma escrita maravilhosa! O livro segue uma linha tênue, ele vai mostrando o que se passa com a garota até uma hora em que já é impossível a personagem viver de tal forma, momento em que se entra o final muito bem realista!

Garotas de Vidro é escrito para quem gosta de conhecer assuntos diferentes inseridos na literatura e tem interesse mais a fundo em algo que sempre esteve presente no mundo, principalmente na vida de jovens. Eu, particularmente, adoro livros que fujam do típico "romance" e "fantasia" com vampiros e lobisomens, e, com certeza, Laurie acertou em cheio no que investir a sua escrita!

"Quando você está viva, as pessoas podem te machucar. É mais fácil engatinhar até uma jaula de ossos, ou uma montanha de neve e confusão. É mais fácil trancar todo mundo para fora. Mas é mentira." (Página 266 - 267)


- Este post é válido para o Top Comentarista de Julho, preencha o formulário se você já comentou e fez a "inscrição". Senão, faça aqui

12 comentários:

  1. Eu estou louca por esse livro. O tema me chama muito a atenção, a capa é linda, e pelo que você falou da narrativa da autora me decidi por ler esse livro. Acho que é um tema importante a ser tratado hoje em dia, inclusive pela literatura. Gostei muito da resenha ^^' Muito bem escrita, parabéns =D

    Beijos
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse livro e ele está esperando pacientemente para ser lido!! Mal posso esperar essa hora chegar!! Pelas resenha (ótimas como a sua) que tenho lido, acho que não vou me decepcionar!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tô numa cisma com esse livro desde o lançamento porque conheço bem a anorexia, fiz um trabalho escolar sobre o distúrbio (junto com a bulimia) e foi bem tocante. A capa linda só reforça meu desejo. u_u
    Já ouvi outras pessoas também falarem que a narração é perfeita!

    Gislaine,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aparenta ser uma história profunda, que nos faz refletir e descordar de alguns valores da sociedade atual, que vê a magreza com algo tão belo.
    Ainda tem esse drama que a família e as doentes passam. Muito triste. Imagino o quão perturbador deva ser.

    ResponderExcluir
  5. Já conheci uma pessoa com esse mesmo problema...
    E ela teve o mesmo fim tragico que a garota do livro. Já li algumas resenhas dele e fiquei com uma vontade enorme de le-lo para ver como esse assunto tão delicado, é tratado no livro.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha e o bom é que só tenho lido elogios para o livro. Ainda não sei quando irei ler, pois tem muita coisa na frente, mas com certeza é uma leitura pela qual anseio *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha!Já ouvi falarem muito bem desse livro,e estou louca para lê-lo..a estória me atraiu,acho um assunto polêmico e estou louca para ver como a autora escreveu sob esse assunto.

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ter um drama psicológico bem interessante, é importante que a gente saiba como pensam pessoas com este tipo de distúrbio para saber como ajudar e orientar. Gostei bastante do tema, quero muito ler o livro. Adorei a resenha!
    Seguindo o blog.
    Juh - http://umceudeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Faz um tempo que estou encantada por este livro e morrendo de vontade de ler ele, quase ganhei ele em um blog e coloquei na cabeça que tenho que ler ele.. E a sua capa é maravilhosa...

    ResponderExcluir
  10. Adoro ler livros pesados, que me fazem pensar horas e horas sobre ele depois da leitura. Esse livro parece ser ótimo! Se eu não ganhar ele aqui, comprarei em breve rs

    ResponderExcluir
  11. Em todas resenhas sobre esse livro, eu comento que estou morrendo de vontade de lê-lo. Fiquei muito curiosa em relação a história. Parece ser ótimo.

    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. O livro fala sobre distúrbios alimentares, a bulimia e a anorexia.. Um assunto bastante delicado, já que esse assunto estar tão comentado hoje em dia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!