domingo, 24 de fevereiro de 2013

Resenha: Um Dia, David Nicholls

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2011
Nota: 5/5
Skoob


Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Minha expectativa quanto a este livro era enorme, principalmente pela sinopse e por ter sido tão bem falado na época de seu lançamento. Confesso, tenho um grande medo de me decepcionar quando falam muito bem de um livro e, por isso, sempre deixo a euforia baixar um pouco para poder lê-lo sem influências.

Um Dia conta a história de Emma e Dexter que se conhecem na noite da festa de formatura da faculdade. Com seus futuros desconhecidos, onde eles estarão nos anos seguintes? E como manterão contato depois de uma noite marcante em suas vidas?

Este livro é um tanto quanto diferente do que o que eu imaginava, a história em si, a base... Mas, diferente de uma forma boa, porque superou as minhas expectativas. Ele é realmente além do que eu esperava.

O dia base do livro é 15 de julho, exatamente porque foi o dia em que Em e Dex se conheceram e, ao final, ele tem uma extrema importância também. Assim, é sempre narrado o que Emma e Dexter estão fazendo neste mesmo dia dos anos de 1988 a 2007. Isso não altera em nada o entendimento da história, Nicholls faz um breve resumo contando ao leitor o que ocorreu entre os dias 16 de julho do ano anterior a 14 de julho do respectivo ano. Achei essa forma de narração diferente e nem um pouco maçante, ela deixa o leitor bem curioso em relação às mudanças nas vidas dos personagens.

Emma e Dexter são personagens já adultos, quase independentes, mas com seus defeitos e qualidades. Muitas vezes me irritei com ambos, principalmente com Dexter, com suas atitudes um pouco idiotas. Mas compreendi que são fases pelas quais uma pessoa pode passar.

O livro arranca lágrimas dos apaixonados por romances. Ficamos torcendo para que Dex e Em fiquem juntos, queremos dar um soco nos personagens quando nos irritamos ou decepcionamos com eles, suspiramos quando acontecem coisas lindas e fofas... É certo de que Um Dia é muito envolvente e emocionante. E o final? Foi totalmente inesperado para mim! Ao menos tive a certeza de que os poucos spoilers (inevitáveis) que vi alteraram em nada a minha emoção em relação à história.

A escrita do autor é tão boa, que nos leva a devorar as páginas, sendo resgatados para Londres e os tantos outros lugares citados.

É uma leitura para a qual vale a pena se entregar e se deixar levar.

"- Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. – Os lábios dela encostaram no rosto dele. – Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito." (Página 206) 

6 comentários:

  1. Amei sua resenha! Esse se tornou um dos meus livros favoritos, eu amei essa leitura, mesmo chorando que nem criança! Teve horas que eu queria dar um soco nos personagens também, mas o final me fez querer xingar o autor! Como assim .... não vou falar para não estragar a leitura dos outros, mas eu queria muito um final mais feliz!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hannah!
    Comprei o livro na empolgação e nunca li. Dá até pena de ver ele parado na estante. Mas tenho o mesmo sentimento que você: quando as pessoas gostam muito de um livro eu fico com receio de ler e não gostar de nada. Mas vou ler e assistir ao filme. Pena que ainda não sei quando!

    Beijo!
    >> Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Hannah! Estou ansiosa para ler Um Dia! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Hannah :)
    Bom, vc ja sabe minha opiniao, né? hehehe
    Mas pretendo retomar a leitura daqui um tempo.. sem grandes expectativas e ja sabendo que é um livro um tanto quanto parado.. vamos ver se mudo de opiniao (torcendo para que sim

    Beijao!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é um dos livros mais lindo que eu já li. Um dos favoritos da minha vida!
    Foi uma história emocionante, e como vc mesmo disse, com um final surpreendente.
    O trecho que você citou, é o meu preferido!
    Beijos
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei esse livro principalmente pelo meu aniversário ser dia 15 de julho de 1988 rs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!