domingo, 5 de agosto de 2012

Resenha: Caminhos de Sangue, Moira Young

Autor: Moira Young
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Nota: 4/5 
Sinopse: Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de Sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento. 

Quando eu vi essa capa e li a sinopse pela primeira vez, eu me interessei instantaneamente pela história, e Caminhos de Sangue não me decepcionou, é um livro que me prendeu a atenção do começo ao fim.

Caminhos de Sangue conta a história de Saba, uma menina de 18 anos que sempre viveu em um lugar isolado do mundo chamado Lagoa da Prata, tendo como companhia seu irmão gêmeo Lugh, sua irmã mais nova Emmi e seu pai.

Saba nunca se incomodou em viver em um lugar isolado, até porque seu pai, desde quando ela era criança, contava história de como o mundo lá fora era assustador e como as pessoas eram más e gananciosas, porém tudo muda quando em uma tempestade de areia vermelha aparecem quatro cavaleiros que matam seu pai e prendem Lugh, o levando para um lugar desconhecido e longe de Lagoa da Prata.

Num consigo falar, num consigo respirar, o Lugh foi embora, embora. Meu coração de ouro foi embora. Eu ajoelho na poeira, as lagrimas escorrem pelo meu rosto, e uma chuva forte, vermelha, começa a cair.

Saba então decide ir à procura de Lugh em Vila Esperança, mas lá ela é feita escrava tendo que lutar com outras meninas para sobreviver, e é nesse lugar que ela conhece as Gaviãs Livres, um grupo de meninas que lutam pela liberdade. Saba então tem que escolher confiar nas gaviãs e tentar salvar Lugh de uma profecia antiga e do próprio rei.

Caminhos de Sangue é um livro cheio de ação, aventura e romance, e tinha tudo para se transformar em um dos meus livros favoritos, porém a autora quis criar um ambiente selvagem onde a maioria das pessoas são analfabetas e o jeito que todos os personagens falam passam essa ideia, esses "mim vai" "ficano" "num" "eu to falano que ele ta ino" ao longo do livro me irritaram profundamente. E por causa desses erros muitas vezes eu fiquei com vontade de largar o livro, mas por ser um livro bastante interessante eu continuei lendo.

Saba é totalmente obsessiva por Lugh, onde ele vai ela vai atrás, sendo chamada até de sombra por ele. Apesar de achar Saba bastante forte, não me apeguei a ela, achei Emmi muito mais interessante, e tem o Jack, um garoto que é preso para lutar e logo no começo Saba se interessa por ele, o romance deles dois é muito lindo.

"Ele tira as botas e puxa a camisa por cima da cabeça. Eu olho pro peito dele. Num consigo virar os olhos pra outro lugar. Quando vi ele sem camisa antes, lá na Vila Esperança, só reparei nas cicatrizes. Mas agora tudo o que consigo ver é como ele é esguio e forte. Com ombros largos e braços bem musculosos. Ele num tem nenhum pelo no peito, num é que nem o Pai ou o Lugh. Os meus dedos coçam de vontade de tocar nele. Descobrir se a pele é tão macia quanto parece. Cuidado, Anjo, ele fala. Quando você encara um homem assim ele pode ter algumas... ideias interessantes. Fico imóvel. Ele leva a mão até a braguilha das calças. Levanta uma sobrancelha. Você tem três segundos, ele falou, e aí elas vão cair. Ele começou a contar. Um... dois..." (Páginas 189-190)

Enfim, Caminhos de Sangue é um ótimo livro distópico, porém, se você é o tipo de pessoa que não suporta erros gramaticais nos livros, eu aconselho a não ler pois o livro inteiro tem esse erros.

7 comentários:

  1. Hum..
    NÃO tinha conhecimento da existência desse livro, mas pela a sua resenha, que diga-se de passagem estava maravilhosa, achei o livro interessante e posso vim a ler ele no futuro.. =/

    ResponderExcluir
  2. Já vi algumas resenhas deste livro mesmo, eu acho que deve ser legal de ler, mas tbm não suporto leituras cheias de erros!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece um bom livro,não me chamou tanta atenção!Achei um absurdo livro da famosa editora Intrinseca ter erros!

    ResponderExcluir
  4. É um ponto bem interessante esses erros, eu li outra resenha por ai e eles falaram que deixou o livro mais "natural", pois a personagem é assim. Então, gostei da resenha e "Caminhos de Sangue" está nos meus planos futuros de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Nossa... realmente deve ser irritante ler um livro com tantos "erros", mas a história é super legal... Acho que com um super esforço e força de vontade dá pra superar.
    Olha, esse Jack é bem... direto, né? Rsrs!!

    Adorei a resenha, e o livro.
    Beijos!
    http://devaneandopravariar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Por mais que eu tenha achado o livro interessante, tanto pela sua resenha como pela sinopse - que, aliás, gostei muito - detesto erros gramaticais! Acho muito insuportável. Por mais que a personagem seja assim, analfabeta pelo visto, não consigo mesmo suportar erros de gramática. Mesmo gostando da história do livro, pelo visto não entrará na minha fila de livros para ler.

    ResponderExcluir
  7. Esses livros que prendem a atenção do começo ao fim são interessantes, porque você quer ler pela história, a trama o mistério é algo que te atrai.
    Quantos aos erros gritantes: onde estão os revisores de livros das editoras é só de enfeite?
    Pela sua resenha achei o livro interessante,e tendo romance fica mais atraente.
    Parabéns pela resenha muito boa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!