quarta-feira, 4 de abril de 2012

Resenha: Para Sempre, Kim e Krickitt Carpenter

Autores: Kim e Krickitt Carpenter
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144
Nota: 5/5

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Escrever sobre uma história verdadeira é uma difícil missão. Não há como colocar em palavras o quanto ela é linda e comovente. E como fazer críticas, tanto positivas quanto negativas, de algo que não foi você quem viveu?

O jeito é escrever sobre as emoções que o livro transmite e a maneira como tudo foi colocado no papel.

Kim e Krickitt Carpenter, depois de dois meses de casados, sofrem um acidente. Krickitt fica com um sério ferimento na cabeça e acaba ficando em coma, assim, quando acorda, não lembra que é casada por sofrer, como consequência do ocorrido, amnésia retrógrada. Kim, então, precisa reconquistar a própria esposa.

"Alguns meses após o nosso casamento, a mulher que eu amava aparentemente me odiava. E aquilo estraçalhava meu coração." (Página 94)

Narrado em primeira pessoa por Kim Carpenter, Para Sempre conta a história do casal desde quando se conheceram até seus mais recentes passos. O livro tem muita narração, mas também diálogos o suficiente para que a leitura não se torne maçante. Kim, como narrador, tenta demonstrar ao máximo os sentimentos que teve ao viver cada uma das cenas descritas e só faz com que pareça uma biografia ao final, onde ele descreve resumidamente algumas das coisas que lhes aconteceram atualmente.

Não acho que seja justo falar sobre os personagens, exatamente por serem pessoas reais, mas muito admirei as atitudes de Kim para com Krickitt, aguentando e superando todas as brigas, entre outras coisas, por amor, por um voto que fez no casamento que, mesmo que ela não lembrasse, ele queria cumprir.

Emoção é algo que eu não senti muito ao lê-lo, talvez por causa da escrita, mas isso fica por conta da beleza da história, que sim, é realmente muito linda!

E em minha opinião, a tradução do nome do livro, assim como do filme, deveria ser literalmente "O Voto", principalmente pelo tanto de vezes em que isso é citado.

Para Sempre é um livro sobre como o amor verdadeiro, com fé e esperança, pode superar todas as dificuldades.

"- A vida não é justa; é apenas a vida - disse ela, de maneira suave e confiante. - Todos têm momentos em que sentem como se estivessem à deriva, abandonados mesmo... Mas não é verdade. Não para quem tem fé." (Página 20)

4 comentários:

  1. Ai mais eu to DOIDA pra ler esse livro e ver o filme.. que bem provavel me decepcionará porque eu seeeeeeeeeeeeempre prefiro o livro, não tem jeito!

    ResponderExcluir
  2. Oi Hannah!
    Este livro está na minha pequena lista, tenho certeza que vou chorar muito, eu sou assim mesmo.
    Mas adorei a resenha.
    Bjos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  3. Este livro está na minha pequena lista, tenho certeza que vou chorar muito, eu sou assim mesmo. ² na minha também.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro,uma estoria super emocionante!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!