segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resenha: A Casa das Orquídeas, Lucinda Riley

Autora: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
Nota: 4/5

Sinopse: Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.

Para quem gosta de um romance delicado e ao mesmo tempo intrigante pelo tanto de segredos que contém, A Casa das Orquídeas não pode faltar na lista de leitura.
Duas histórias de amor de gerações diferentes envolvem muitas coisas secretas e em comum, mais do que se possa imaginar. Coisas que começam a ser desvendadas depois que Kit encontra um diário supostamente escrito pelo avô de Júlia Forrester, uma famosa pianista que está se recuperando de uma tragédia familiar. Assim eles voltam no tempo e descobrem mais sobre as vidas de Olívia e Harry Crawford, cheias de paixões e mentiras, e juntos têm a chance de mudar o futuro de Wharton Park.
São 560 páginas de romance e segredos que, sendo revelados, surpreendem o leitor, com histórias delicadas, amores arrebatadores e um futuro incerto que, com atitudes, pode ser mudado e transformar uma geração.
O livro começa com um lindo conto seguido pela parte um, onde somos apresentados à Julia Forrester, uma célebre pianista que recentemente passou por algo muito doloroso em sua vida, e à sua irmã, Alícia, que faz de tudo para estar ao lado dela. Júlia passa por mudanças a partir do momento em que volta à Wharton Park, uma propriedade onde visitava na infância, e é aí que Kit Crawford entra na vida da personagem, levando-os a ficarem sabendo um pouco mais sobre a família Crawford da geração anterior. Elsie, a avó de Júlia que tem grande importância, foi uma das personagens que mais me cativaram, principalmente por sua bela personalidade e história de vida.
São muitas vidas cruzadas e personagens nos quais temos que prestar atenção por sua significância na história como um todo. O livro é dividido em duas partes, Inverno e Verão; há breves momentos em que a narração é em primeira pessoa (pensamentos), sendo em sua maioria em terceira.
A introdução de fatos externos que realmente aconteceram e influenciam na história faz com que tudo soe mais real e torna a leitura até mais interessante, às vezes trazendo conhecimento ao leitor. A escrita da autora é muito boa e gostosa de ler pela calmaria e delicadeza que ela passa através da narração. Certamente A Casa das Orquídeas é um romance que vai encantar aqueles que amam suspirar e serem surpreendidos.
Ah! E aos amantes de flores, a orquídea tem um significado muito especial na história que justifica o título do livro...

"É muito melhor o silêncio de uma pessoa de cuja companhia nós gostamos do que o blá-blá-blá constante de alguém que nos irrita." (Página 244)

Lembram-se das Férias Premiadas no Secrets of Book? Pois bem... Seriam feitos quatro sorteios, os dos livros Tudo o que Ela Sempre Quis, Viva Para Contar, Estou Com Sorte e A Casa das Orquídeas. Este último acabou não sendo realizado, o qual será feito dia 22!

Quer concorrer ao kit? A sua inscrição, assim como para o sorteio dos outros livros, terá que ser feita aqui.

Lá no post já estão as regras: seguir o blog pelo GFC, seguir o twitter do blog (@secretsofbook) e comentar na resenha respectiva ao livro que será sorteado. ATENÇÃO! Só serão válidos os comentários com conteúdo e que tenham a ver com a resenha.

Feito isso é só twittar a frase abaixo até às 23:59h do dia 21. É, dessa vez serão dadas a vocês duas semanas para poderem participar!

Vou ganhar A Casa das Orquídeas que o @secretsofbook e a @novo_conceito estão sorteando. http://kingo.to/1big

O sorteio será feito pelo sorteie.me dia 22 e divulgado no twitter, facebook do blog e a resenha postada após esse dia.

Boa sorte!

8 comentários:

  1. Li esse livro,e no inicio eu não entendia muita coisa,e até achei um pouco entendiante a estória.Porém do meio para o fim,a estória começa a se desenrolar e vira um mistério que não é tão simples de desvendar! Adorei ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse livro. Acho bem legal quando a história mistura duas em uma, presente e passado. E um passado como o que esse mostra é o que mais encanta! Aquela época...ahh, amo. Gostei mais por isso do que pelo livro mesmo. A história é fofa, mas não a ponto de ser uma das minhas "amadas". Vale a pena de toda forma.

    ResponderExcluir
  3. Ahh eu amei seu blog, vocês estão de parabéns, ele é muito lindo!! Eu tenho esse livro mas ainda não consegui arranjar tempo para ler, mas essa sua resenha me fez ficar ainda mais ansiosa para ler ele!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi..

    Gostei muito da sua resenha e do livro, pois, o livro me lembrou aqueles livros de banca os Clássicos Históricos, que li muito. Quero muito ler esse livro e após terminar a leitura suspirar, aquele suspiro que damos quando estamos maravilhados com o livro.. E outra coisa adoro livros que tem relação com viaje no tempo..

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me pareceu muito com uma leitura Chick List, e eu adorei porque não temos apenas uma história de amor como na maioria dos livros tem, mas sim nesse livro temos 2 histórias de amor que estou louca para saber mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu que não sou chegado nesse tipo de livro gostei da sua resenha e até achei que história tem uma cara de ser agradavel e leve de se ler. E uma coisa que gosto sao de livros longos e deu de ver que esse é, pois, tem muito enredo.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro de tudo, quero deixar claro que sou APAIXONADA por romances. Sério.
    Esses livros de romance que tem gente pianista, como a Julia. Como você descreveu, espero que pareça bem real mesmo :D
    Histórias que tem presente e passado também me fascinam e me encantam bastante
    Parabéns pela resenha! :D
    Um Beijo!

    Beatriz Aline
    @Simeusouleitora
    http://simeusouleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Livro interessante, um romance histórico com ingredientes que o transformam em uma boa leitura: os personagens,amor,ambição,tragédia,recomeços,parece que estamos lá com os personagens torcendo por um final feliz.Acompanhamos o desenrolar dividido em dois tempos: o atual e durante a guerra, dá uma visão do cenário que transformou o mundo,os mistérios e segredos guardados pela mansão prendem a atenção do leitor e vão transformar a vida dos personagens.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!