quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Resenha: Ame o que é Seu, Emily Giffin

Minha lista de livros para o DLF aqui. 7ª resenha!


Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 310
Nota: 5/5

Sinopse: Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou: ”Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”. O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto cada um desperta o melhor no outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, o que revelou o pior nela. Leo, o que partiu seu coração sem se explicar. Leo, o que ela não conseguiu esquecer. O reaparecimento de Leo desperta sentimentos há muito adormecidos, e Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.

O livro é incrível! Com certeza dá para se identificar com muitas das confusões sentimentais da protagonista. Afinal, quem é que ao fazer uma escolha nunca se perguntou o que teria acontecido se você tivesse escolhido outra coisa?

Ellen Graham é muito bem casada. Tem um casamento perfeito, um marido lindo, a melhor amiga e cunhada perfeita e ainda é feliz na sua profissão. Até que em um dia chuvoso de Nova York ela se cruza com seu ex, Leo, em um semáforo. Não teria tido nenhum problema se eles não tivessem vivido uma história que a marcou muito! A partir deste momento, Leo entra novamente em sua vida, e um turbilhão de sentimentos lhe vêm a tona, fazendo-a se perguntar como seria se não tivessem terminado. Estariam juntos até hoje? Ela realmente ama Andy?

Com uma narração bem leve e agradável, Emily Giffin escreveu uma história que me pareceu um pouco, quem sabe, a história de algo que ela viveu. Ellen estudou na mesma faculdade que a autora e se muda para Atlanta em uma certa parte do livro, cidade onde a autora mora. Pode ser uma simples coincidência, ou não...

A personagem principal, Ellen, é casada com o irmão da melhor amiga e tem uma vida maravilhosa, até que Leo reaparece e faz uma confusão em sua cabeça. Andy, marido de Ellen, é loiro, lindo e advogado, além de super fofo; Margot, cunhada e melhor amiga, mesmo sendo muito linda e tendo tudo para ser insuportável, tem uma personalidade bem agradável e é casada com Webb; e Leo, seu ex, é um moreno lindo, podendo ser considerado fofo, agradável e... irresistível.

Depois de cruzar com Leo em um semáforo na cidade de Nova York, ela recebe uma ligação do mesmo, e assim, eles mantêm contato um com o outro, sem Andy e Margot saberem. Chegam até a trabalhar juntos em uma reportagem, Leo como jornalista e Ellen como fotógrafa. E é dessa forma que Ellen começa com seus pensamentos e reflexões sobre sua vida boa e perfeita, procurando em pequenos detalhes de fatos ou atitudes de algumas pessoas, algo que justificasse sua culpa, o que me fez ficar com um pouco de raiva da personagem. O final é previsível e, ainda assim, lindo! Tanto que me fez chorar... e querer um marido como o Andy, claro! Mas o mais interessante na história é ver o quanto Ellen aprende, depois de ter passado por algumas coisas e refletir sobre o que realmente vale a pena em sua vida.

"Ame o que é Seu" é um daqueles livros que te envolvem na história de uma forma intensa e sentimental, fazendo você refletir sobre suas escolhas e relacionamentos.

"(...) será que de fato eu tinha deixado de amá-lo da maneira como supostamente se devia deixar de amar alguém para amar aquele que estivesse ao seu lado?"

3 comentários:

  1. Eu achei esse livro um pouco fraco, não sei. É bom, com toda certeza é bom, poreeeeeem, não é dos melhores da Emily. Em todo o caso eu gostei bastante do modo como a autora escreve e expressa os sentimentos e os pensamentos da personagem e isso foi o que mais admirei no livro. Talvez por esse ter sido o primeiro livro que li dela eu não tenha gostado muito, mas recomendo a leitura. Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Hannah! Já li Ame o Que é Seu e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAi que resenha perfeita! Me deu muuuuuuita vontade de ler, nunca tinha ouvido falar no livro, mas com certeza vou atrás! Amei!

    Júlia, equipe Being Journalists
    http://beingjournalists.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!