quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resenha: Um Homem de Sorte, Nicholas Sparks


4º livro do Desafio Literário de Férias. Minha lista aqui. ;)

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Nota: 4/5

Sinopse: “Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fm de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.”

Quem já leu todos os livros, ou pelo menos alguns, do Nicholas Sparks, já sabe o que esperar, né? E ele não decepciona!

Em Um Homem de Sorte, a história é de Logan Thibault na busca da mulher de uma fotografia encontrada durante sua estadia no Iraque como fuzileiro naval. Ele tenta captar todas as informações possíveis da foto para ir atrás da mulher que lhe serviu como um amuleto da sorte, como seu amigo Victor dizia.

Mais um romance de Nicholas Sparks, e como não poderia ser diferente: mais uma história maravilhosa e apaixonante!
O que me encanta nos romances do Nicholas, é que são histórias de amor maduras. Um Homem de Sorte me lembrou muito O Milagre, outro livro do autor, mas publicado pela editora Agir, em que os personagens também tem aproximadamente 30 anos.

Ao início do livro, Logan Thibault já está a caminho de Hampton, o lugar em que ele sente ser o seu destino, depois de muitas pesquisas e análises sobre a foto. Depois de muito se informar, ele acaba conseguindo um emprego no canil da avó de Beth, a mulher da foto, e aos poucos se aproximando de Ben, seu filho, ele conquista sua simpatia.

Como em todo livro do Nicholas, conseguimos entender bastante o que se passa na cabeça dos personagens, em cada capítulo alternado com o nome deles temos a narração, mesmo em terceira pessoa, do que eles estão sentindo, pensando, e de suas lembranças sobre alguns momentos. Este é um ponto que me agrada bastante na narrativa do autor. Dessa forma sabemos mais sobre os personagens principais, não só pelo o que algum outro pensa sobre ele, mas por ele mesmo. Assim conseguimos ver a história em várias perspectivas, nas de Thibault, Beth e Clayton.

Tá aí uma coisa que também não falta nos romances do Nicholas: Família! E ele a usa nesse livro de uma maneira super linda! Vemos isso no fato de Beth admirar Thibault por causa da amizade que ele construiu com Ben, e é isso que a faz se aproximar.

Thibault, diferentemente do que poderia ser em outras histórias, não é obcecado por conhecer a mulher da fotografia, ele acaba se decidindo por ir convencido com muitas dificuldades por Victor. Suas atitudes em relação a Beth no começo e no livro todo são como se ele a tivesse visto pela primeira vez no canil. Isso faz dele um personagem normal como qualquer outro. Beth é uma mulher com decepções amorosas, Ben é uma criança maravilhosa e Clayton é um ex-marido que ainda acha que é dono de sua ex-mulher.

Se alguém morre, como nos típicos livros de Nicholas Sparks? É claro que você só vai saber lendo!

"Às vezes as coisas mais ordinárias podem transformar-se em extraordinárias, simplesmente se realizadas pelas pessoas certas." (Página 192)

6 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Hannah! Estou ansiosa para ler Um Homem de Sorte! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Hannah, tudo bem?

    Eu tenho esse livro aqui, mas ainda não terminei de lê-lo. Pelo que percebi logo de início a emoção é o ponto alto do livro, como esse autor é incrível não é mesmo? Também gosto de como ele aborda a família.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Quero muitooo ler esse livro!

    Acabei de postar! Faz uma visita? http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho essa gracinha *-* e já li umas duas vezes acho, é demais! Já li foi todos os 18 ou 17 livros dele, não, são 18, já li tudo e é um melhor do que o outro! Pena que no Brasil eles só lançaram uns 7 ou 8 ainda, isso é uma vergonha se quer saber ¬¬ poxa, tem tantos outros que são maravilhosos, como The Rescue, A Bend in the Road, The Guardian que eu amei ler, Three Weeks with my Brother que é ele contando mais sobre a vida dele, os irmãos e a familia, muito bom esse livro, At First Sight que é a continuação de O Milagre lançado no Brasil com esse nome que achei meio tosco, mas a história é a melhor de todas na minha opinião ( At First Sight, eu quero dizer, porque O Milagre é bom mas precisou da continuação para ser perfeito), tantos livros dele que ainda não lançaram aqui e eu queria tanto! Espero que a Novo Conceito lance alguns desses que citei esse ano, porque se tem uma coisa boa mesmo são os livros de Nicholas Sparks!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é lindo, me surpreendeu! A história é madura, encantadora. E o Thibault é O CARA! rsrs Além do Zeus, claro.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. De todos que li do Nicholas Sparks, esse foi o melhor e se alguém não leu , vai querer ler, sua resenha é ótima!:D

    Marcia Lopes

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!