quarta-feira, 2 de maio de 2012

Resenha: Garota Replay, Tammy Luciano

Autor: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144
Nota: 4/5

Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Não tinha expectativa alguma quanto à leitura deste livro. Até que ele me conquistou com seu enredo e a maneira como a autora desenvolveu a história que nos leva a viajar e refletir.

Thizi foi traída pelo namorado que estava em uma balada sendo flagrado pelo melhor amigo dela, mas essa não era a primeira vez que ele a traía. Depois desse ocorrido, em outra balada, encontra uma garota igualzinha, não só igual, não como uma irmã gêmea, mas como outra Thizi. Qual seria a explicação para isso? Será que realmente tinha uma irmã e seus pais mentiram esse tempo todo? Será que era adotada? Ou estava ficando louca? Na busca dessa resposta, ela vive situações que a fazem pensar um pouco mais sobre sua vida e escolhas.

"Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores." (Página 74)

A primeira impressão que tive em relação à capa e ao título é de que seria uma história bem juvenil, com um romancezinho e um pequeno mistério nada de mais. Não passou de impressão! A história sobre a Garota Replay é muito bem criativa, divertida e gostosa de ser lida. A autora usou situações de muitos jovens como a ausência dos pais, amizades, vida social e relacionamento amoroso.

Thizi é uma garota alegre, super de bem com a vida e praticamente mora sozinha porque seus pais estão em lua-de-mel eterna viajando ao redor do mundo. Seu relacionamento com o melhor amigo é super fofo, sua melhor amiga aparece poucas vezes... E tem a tal da Replay, de quem Thizi vai atrás para saber quem ou o que realmente ela é. Com personagens secundários como o ex-namorado, a empregada, entre outros, a história vai se desenrolando de maneira tão rápida e leve que você nem vê as páginas passarem, ainda mais com um cenário tão lindo como o Rio de Janeiro!

Eu não sabia o que esperar para o fim, estava me deixando levar pela narrativa e me surpreendi com o final e a verdadeira explicação para a existência da tal Garota Replay. E há uma linda frase para fechar com chave de ouro!

É um livro rápido, com uma narrativa leve e agradável, mas com uma mensagem bem reflexiva. Afinal...

“Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade.” (Página 144)


- PS: Está rolando o Top Comentarista do mês de maio e você pode concorrer a um kit do livro. Saiba como participar aqui.

12 comentários:

  1. Todos comentando muito BEM sobre o livro,estou muito anciosa para le-lo!Parece ser uma estória divertida,com altos e baixos da personagem,um tipico conto de adolescente,e eu adoro isso (:! Vou ler na primeira oportunidade (:

    Reseenha linda flor ;*

    ResponderExcluir
  2. Hannah, muito obrigada pelo carinho com Garota Replay. Fico feliz que tenha gostado do livro e curtido a história e se surpreendido com o final. Muito sucesso para o seu Blog que é lindooooo!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho a capa bem fofinha, tão bem feita ilustração ! Tipo, esse não é o meu tipo de livro,com a resenha até dei uma inclinada, mas ouvir falar mal dele, de qualquer forma, tenho curiosidade de ler pra ter minha própria conclusão. Bjs :*

    mirella - http://cheirolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Hannah! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não é bem o tipo de livro que eu costumo/gosto de ler. Li muitas resenhas positivas - negativas também - sobre o livro. A única coisa que não me agradou muito foi a capa, mas pretendo lê-lo, até mesmo para poder tirar minhas própria conclusão do livro. Creio que deva ser um livro legal :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que eu tambem tava com essa impressão de livro pra adolescente, com aqueles romancesinhos bem agua com açucar! IUASAHDAIDHA

    ResponderExcluir
  7. Olá,tudo bem? Estou passando para lhe convidar a participar de um Sarau Online pelo Skype. O Sarau será organizado e produzido pelo meu blog. Se tiver interesse me fala.

    http://lugardoleitor.blogspot.com.br/

    João Gomes.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Mil desculpas. Há um tempinho vc fez uma visitinha ao meu blog e deixou um comentário, eu deveria ter retribuído antes, mas só vi agora. Antes tarde do que nunca, né. Prometo que da próxima vez serei bem rápida. =)

    Quanto ao livro, eu li há algumas semanas. Confesso que não gostei. Achei a Tizzi boba para uma mulher de 20 anos, a história super batida e a narrativa mto repetitiva. MAs mta gente gostou, então pode ter sido apenas uma impressão pessoal.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Ansiosa pra ler esse livro, a maioria das criticas e resenhas feitas a respeito da historia foram bem positivas...Se bem que todos comentaram que a capa e bem bobinha e lembra livros infanto-juvenil.
    Bom eu não desanimei e continuo querendo ler, justamente pela capa ser bonitinha e fofinha...
    XOXO

    ResponderExcluir
  10. Me deixou curioso para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Espero ganhar o livro no top comentarista, para ver como é. Ainda não tirei minhas próprias conclusões sobre o que acho do livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!