quinta-feira, 10 de maio de 2012

Resenha: Para Sempre Ana, Sergio Carmach

Autor: Sergio Carmach
Editora: Caravansarai
Páginas: 336
Nota: 5/5
Skoob

Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.

Se tem algum livro que conseguiu me deixar intrigada em sua leitura, além de alguns raros como os do autor Dan Brown, com certeza foi Para Sempre Ana. Uma mistura de romance, mistério e casos e mais casos que deixam o leitor preso à página revelando que nada do que parece realmente é.

"A verdade nem sempre é exatamente como parece ser..." (Página 110)

Os Rigotti, família renomada do distrito Três Luzes do município Senador Mariano, são protagonistas de vários acontecimentos na cidade. Até que um fato ocorrido desencadeia uma descoberta de inúmeros outros... E é num desses que Ana aparece e muda a vida de algumas pessoas. Uma trama com toques de romance, suspense e mensagens a passar.

Este livro me surpreendeu de várias formas. Primeiro que eu não imaginava o quanto me sentiria tão envolvida, querendo mais e mais, sempre curiosa para saber o que e quem realmente estava por trás de cada uma das histórias que iam sendo desenroladas. Segundo: ele me fez pensar! Adoro livros em que posso dar palpite sobre o que aconteceu e, ao final, acabar descobrindo que, na verdade, passei longe ou apenas chutei na trave.

Para Sempre Ana é dividido em três partes: Impressões Turvas, A Alma de Uma Mulher e À Sombra do Crisântemo. Cada uma delas se passa em datas específicas e, algumas vezes, o mesmo dia é escrito sob duas perspectivas e em partes diferentes, fazendo você entender, ou melhor, ficar mais confuso ainda e em dúvida se ama ou odeia tal personagem. Sou daquelas leitoras ou expectadoras que, quando se simpatiza com um no primeiro contato, mesmo com suas mudanças, tenta gostar dele até o fim. E, incrivelmente, não foi isso o que aconteceu! Foi como julgar pela primeira impressão e quebrar a cara, tanto se decepcionando, quanto se admirando com suas atitudes. Os personagens são como pessoas comuns, com seus erros e acertos, qualidades e defeitos, e atitudes que, mesmo muitas vezes ridículas, fazem com que a gente tente entender o lado de cada um.

Com um enredo incrivelmente novelístico e narrativa e escrita poéticas tão suaves, a leitura vai fluindo de forma muitíssimo agradável. A relação com a história, os fatos e os personagens é de amor e ódio se você se deixar levar pela incrível emoção das palavras!


"E não adianta tentar buscar uma saída. Quanto mais o faz, mais ela parece inexistir. A solução de determinada parte do problema é sempre um complicador para outra. É como procurar alisar um pedaço torto de tecido: ao acertar-se um lado, o outro repuxa; e vice-versa." (Página 163)

8 comentários:

  1. Resenha tão bem feita!Está de Parabéns (:!

    Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro,mas achei bem interessante depois que li a resenha!Gosto de livros que tenha sempre um mistério a ser desvendado,não curto livros que os acontecimentos são óbvios e as atitudes dos personagens também!Acredito que irei gostar desse livro!

    ResponderExcluir
  2. Este livro é muito bom mesmo.
    Recebi do autor e não espera as surpresas que tive.
    Recomendo.
    Bjos,
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Hannah! Já li Para Sempre Ana e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii flor..
    Adorei sua resenha, já li o livro e realmente ele é tudo de bom. A descrição da história, do lugar, dos persnagens.. estes que em nenhum momento foram tratados como viloes os mártires... cada um tinha seu lado bom e seu lado ruim..
    Este é um livro que quero poder pegar e ler ele novamente sempre que der vontade, pq é bom demais.
    Passa lá no blog.

    Beijoss

    TeLa
    http://penseiraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Hannah! Cada vez melhor nas resenhas hein!

    O livro parece ser tão bom, mas eu acho que ia ficar meio perdida, ASIUHDAIUDHAI

    ResponderExcluir
  6. Poxa, deve ser muito bom este livro. Quero ler.
    Vou procurar mais detalhes.
    Ótima resenha =]

    ResponderExcluir
  7. Nossa nunca tinha ouvido falar desse livro,mas parece ser bem legal gostei do nome gostei da capa e da frase tirada da pagina 110,muito impactante.. Boa resenha:)

    ResponderExcluir
  8. Seguindo e Curtido!
    Retribui?

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!