segunda-feira, 2 de julho de 2012

Resenha: Conselho de Amiga, Siobhan Vivian

Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Nota: 3/5
Skoob 
Sinopse: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Ao julgar pela capa e sinopse, já podemos saber um pouco sobre o que o livro trata: adolescentes.

No dia em que completa 16 anos, Ruby decide comemorar seu aniversário em casa com um bolo com as amigas para depois sair noite a fora, mas isso se sai um pouco diferente do que foi planejado: seu pai decide aparecer depois de muito tempo. Esse aparecimento a faz pensar e viver várias coisas depois deste dia. Além de um garoto em sua vida, também é hora de começar a questionar sobre em quem realmente pode confiar.

Ainda não li Não Sou Este Tipo de Garota, muito bem falado no mundo literário, portanto, Conselho de Amiga foi a primeira apresentação da autora Siobhan Vivian para mim. A temática do livro é bem simples, nada que chame muito a atenção. Esta é uma leitura para relaxar, para se manter calma quando você quer ler em um momento que não se tem nada a fazer.

Família, amigas e garoto. É nisso que a vida de Ruby se baseia depois de seu aniversário que deveria ser perfeito. Seu pai parece que apareceu justamente para complicar sua vida, o relacionamento com sua mãe não é lá dos melhores e, para ficar ainda melhor, ela descobre que sua amiga Beth está escondendo algo. Mas no meio disso tudo, ela conhece Charlie, alguém que se torna especial em sua vida.

Basicamente, a história do livro se passa em onze dias, desde o aniversário de Ruby até o dia seguinte à festa de aniversário de Beth. As personagens, Ruby e suas amigas, Beth, Katherine e Maria, não têm nada de mais, são bem simples e comuns. O pequeno romance entre a personagem principal e Charlie é pouco explorado, então, o foco maior são os problemas familiares e sua amizade com Beth. O final ficou um pouco aberto, eu esperava algo mais completo para um livro simples.

Conselho de Amiga não desperta nenhum grande tipo de emoção, é um livro para se ler para passar as horas, com uma boa escrita e diagramação e que pode ser mais agradável a leitores mais jovens...


"Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?" (Página 118) 

Mais tarde postaremos promoção do kit do livro, em especial ao Dia do Amigo de 20 de julho. Aguarde! ;)


- Este post é válido para o Top Comentarista de Julho, preencha o formulário se você já comentou e fez a "inscrição". Senão, faça aqui.

18 comentários:

  1. Pena que a narrativa não é mais bem desnvolvida porque apesar de ser um tema comum aos livros adolescentes sempre é possível acrescentar algo e transformar uma historinha bonitinha e comum em um bom livro.

    ResponderExcluir
  2. parece ser muito bom. o tema é tudo a ver sobre adolescencia e amizade. adorei! otima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Siobhan Vivian é diva demais! E você também Hannah!

    ResponderExcluir
  4. Não Sou Este Tipo de Garota eu li e acho que se seguir mais ou menos como nesse livro, Conselho de Amiga vai ser bom. Eu gostei do outro por ele ser bem leve e adolescente e esse parece seguir na mesma linha. Quero ler esse também =D

    ResponderExcluir
  5. Pelo que eu vi eu vou gostar, é bem o tipo de história leve e gostosa de ler pra fugir um pouco das sagas gigantes que nos envolvemos rs.

    ResponderExcluir
  6. Tenho "Não Sou Este Tipo de Garota", mas ainda não o li. Como você disse, acho que a ideia dos dois livros é semelhante. Algo leve, do dia a dia, para relaxar. Ainda assim, às vezes tudo de que precisamos são livros assim, se bem escritos.

    ResponderExcluir
  7. Pela resenha pude notar que o livro é bem leve! Gosto de contos adolescentes *_*!

    ResponderExcluir
  8. Oi Hannah :)

    Bom.. eu sinceramente nao gostei do Nao sou este tipo de garota, achei bem cliche, sem absolutamente nada demais, entao estou com o pe bem atras com este novo livro da autora, até pq li outro resenha hj detonando ele hehehee..
    Enfim, vou ter que ler pra tirar minha propria conclusao.

    Beijao!

    ResponderExcluir
  9. Nem sei quantas pessoas já vi que falaram que não tem muita coisa, eu acho. Eu nunca li, mas quem sabe se eu ganhar a promoção eu leia.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Viviane dos Anjos7 de julho de 2012 16:50

    Esse livro deve ser bem leve, com uma leitura gostosa e rápida, aquele tipo de história que nos transporta para os tempos de colégio com aquelas amigas malucas que nos fazem ter as melhores lembranças....:)

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ser adolescente eu não curto muito esses livros. Vou ler Não Sou Esse Tipo de garota porque amei a capa e tava mega barato, mas esse livro eu não tenho vontade de ler porque a capa, sinceramente, não ajuda!

    Gislaine Alves

    ResponderExcluir
  12. Nunca tive vontade de ler esse livro, depois dessa resenha, não tenho mesmo. Apesar de ser bom pra passar o tempo, já tenho vários pra ler.
    História bem mais do mesmo. Sem graça. Mesmo gostando de histórias adolescentes, essa não me agradou.

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu achei linda a capa do livro...Mas depois que li sua resenha esfriei um pouco. A vontade que tinha de ler este livro diminuiu....

    ResponderExcluir
  14. É, pela resenha só se confirma o que vc disse no começo dela, um livro bem adolescente. Eu já passei desta fase da minha vida, por tanto não sei se essa leitura me traria algum ensinamento de vida - coisa que gosto de achar nos livros que leio - mas acredito que é um livro muito gostoso de se ler. Pelo menos eu acho né ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu achei a história muito boa, mesmo se for para adolescente.. Para mim o importante é eu gostar do enredo e eu amei ele.. Quero ler esse livro...

    ResponderExcluir
  16. Esse é um livro que eu nunca tive paciência para ler a sinopse inteira. Definitivamente não há nada nele que chame a minha atenção e nem a sua resenha me deu vontade de lê - lo, rs

    ResponderExcluir
  17. Mesmo vc falando que o livro é bem adolescente , fiquei um tanto curiosa em relação a história do livro, quem sabe eu o leia em breve?!

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!