quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Resenha: A Última Música, Nicholas Sparks

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Nota: 5/5
Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo- se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida.

Livro lindíssimo! *-* Achei a história super incrível, mas não me emocionei tanto quanto talvez teria me emocionado se o tivesse lido mais rápido.
O livro conta a história da adolescente, de 17 para 18 anos, Ronnie, quando ela vai passar as férias de verão em Wrightsville, com seu pai e seu irmão, depois de terminar o ensino médio.
No tempo em que passa na cidade, ela se apaixona por Will, faz amizades e enfrenta várias mudanças em sua vida, mudando até o seu jeito de ser e agir em relação às coisas e às pessoas.

Me indentifiquei muito com o jeito da Ronnie ser, e até do romance da história, onde ele é quem mais corre atrás do que ela, por a mesma ter medo de se machucar. A Ronnie é daquelas meninas que ignoram por medo de machucar, de se envolver, por já ter passado por outras coisas. E o Will? O Will é daqueles garotos por quem você suspira e fica desejando ter um daqueles. O romance entre eles não é um romance meloso, mas mais verdadeiro, sem muito clichê. A amizade da Ronnie com a Blaze fala um pouco sobre o preconceito e é diferente, o mais legal é ver o quanto ela é fiel em relação a uma amizade bem recente. E por que A Última Música? Ronnie tocava piano, aprendeu com o pai e isso fazia parte da vida dos dois. Com certeza o relacionamento Ronnie e Steve (pai), até mais que o relacionamento Ronnie e Will é a parte mais bonita e emocionante do livro. E a ideia do Nicholas de falar sobre família, é linda; faz-nos pensar melhor sobre o relacionamento com aqueles que vão estar e sempre estiveram ao nosso lado.

O livro não me fez chorar, mas me emocionou, me fez refletir.
Ah, já sabem qual será o próximo Livro x Filme, né? Hehe.

3 comentários:

  1. O que eu posso dizer? O melhor livro que li na minha vida ! Até agora só O céu está em todo lugar quase chegou ao ponto que eu me encontrei com esse livro. Otima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Aiin, eu já li esse livro e amei *-* Acho o livro MIL VEZES melhor que o filme, mas whatever. Amei a resenha, e comigo aconteceu a mesma coisa: não chorei nem no livro nem no filme, mas refleti bastante :S
    Meninas, indiquei o blog de vocês para um meme e um selinho lá no meu, depois deem uma olhadinha, pode ser?
    xo,
    Sabrina
    (coisasdabaixinha.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Realmente é o melhor livro que eu já li! Ele e o primeiro da coleção millenium tão no meu top livros fodas! Amo demais

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!