domingo, 22 de julho de 2012

Resenha: Calafrio, Maggie Stiefvater


Autor: Maggie Stiefvater 
Editora: Agir 
Páginas: 348
Nota: 5/5
Sinopse: Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido. Primeiro livro da série Os Lobos de Mercy Falls, Calafrio é a história de dois jovens que aceitam correr todos os riscos pelo amor, até mesmo o de deixarem de ser quem são. 


Eu estava há bastante tempo querendo ler esse livro, tanto pela capa me chamar a atenção, como por ter lido diversas resenhas onde falavam muito bem dessa série. E também por ser sobre lobos, um tema que eu gosto bastante.

Calafrio conta a história de Grace e Sam. Grace vive em Mercy Falls, onde o clima é bem definido, ou está frio nevando ou um calor de 36 graus, aos 11 anos Grace foi arrastada de seu balanço por lobos, mas esses lobos não eram normais, eles eram também humanos, e apesar de não ter uma consciência humana e agir apenas por instintos, Sam conseguiu salvar Grace e desde então Sam, em forma de lobo, sempre ficava na frente da casa de Grace a olhando. Mas então, depois de 6 anos desde o acidente de Grace, um garoto da cidade morre vítima de um ataque de lobos, os cidadãos de Mercy Falls então decidem matar todos os lobos da cidade, e Sam é ferido e acaba em forma de humano na porta da casa de Grace.

E aí é que a história se desenvolve, Grace descobre que Sam é um lobisomem e está fadado ao inverno  virar lobo e no verão virar humano, porém este é seu ultimo ano como humano, a partir daí ele será totalmente um lobo para sempre. Grace e Sam então decidem passar o maior tempo possível juntos e tentar ao máximo impedir a transformação de Sam.

O mais interessante de Calafrio é que os lobisomens não têm poder de mudar quando querem, eles são afetados pelo clima, quando está bem frio eles viram lobos e não podem virar humanos até o verão quando está quente, e com o passar dos anos eles precisam que fique cada vez mais quente para assim mudarem até que eles não mudam mais e ficam para sempre lobos.

Os personagens são bastante envolvente, principalmente os secundários, eu simplesmente amei Isabel, a irmã do garoto que é “assassinado” pelos lobos, ela é engraçada e sarcástica, e parece não se importar por ninguém, mas por dentro ela é uma pessoa boa.

A narrativa é dividida entre a Grace e o Sam, o que é legal porque assim sabemos o que cada um sente e pensa. Eu acho muito mais interessante quando a narrativa é dividida entre a protagonista e o protagonista, não tem aquele mistério se o mocinho sente o mesmo que a mocinha.

Porém, o único ponto negativo de Calafrio é que tem muitos capítulos que são repetitivos, que mostram coisas desnecessárias como: Grace vai pro colégio, Sam busca ela, e nada acontece nisso, tive a impressão que a autora queria apenas fazer um livro grande e adicionou coisas desnecessárias, que não influenciam em nada na história.

Mas apesar disso, achei Calafrio um livro bastante interessante e emocionante, com certeza vou ler o próximo volume, Espera




- Este post é válido para o Top Comentarista de Julho, preencha o formulário se você já comentou e fez a "inscrição". Senão, faça aqui.

7 comentários:

  1. Estou muito curiosa para ler esta serie..
    Ainda não li nada sobre lobos, e acho que chegou a hora!!!! Adorei sua resenha...

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei que gostaria de ler sobre lobos,mas como estou lendo Game Of Thrones,estou começando a gostar de lobos,e achei essa série muito interessante,e realmente a capa te instiga a ler esse livro!

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem, eu devo mesmo ser um ET porque não estou nem um pouco interessada em começar essa série.
    Não gostei da temática e a sinopse não me encantou. :s

    Gislaine,
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou muito fã de lobos, mas gostei muito da história desse livro.. E amo a série Teen Wolf

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada sobre lobisomens.
    A história parece ser fraquinha e tal. Mas darei uma chance.
    E isso é chato. Ficar colocando coisas desnecessárias.
    Vamos ver o que eu acho.

    ResponderExcluir
  6. Ahh, não gosto de livros repetitivos. Porém a história em si parece ser interessante, o máximo sobre lobos que li foi em "Crepúsculo", então... hahaha espero ler algo em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Depois de ler a sua resenha sobre o livro, fiquei muito curiosa para ler a série, espero ler em breve.

    Ótima resenha

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!