quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resenha: Viva Para Contar, Lisa Gardner

Esta resenha participa da promoção Férias Premiadas no Secrets of Book.

Resultado do sorteio do kit de Tudo o que Ela Sempre Quis:

Parabéns, Meyre!

Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Páginas: 479
Nota: 5/5
Skoob
Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós. 

Como amante de romance policial, posso dizer que me surpreendi! Foi mais do que eu esperava. E confesso que fiquei com medo de, ao final, a autora estragar a história por misturar com algo sobrenatural, que você só entenderá ao ler o livro.

A detetive D. D. Warren fica na responsabilidade de investigar um caso onde quatro membros de uma família foram assassinados e o pai, o principal suspeito, hospitalizado em situação grave. Danielle Burton é uma enfermeira que trabalha na área psiquiátrica infantil de um hospital e Victória é mãe de Evan, uma criança de 8 anos que sofre de doenças mentais. As vidas das três personagens se cruzam e muitos momentos de tensão e suspense se passam nessa trama policial incrivelmente bem articulada.

Sendo o meu gênero literário favorito, a expectativa que eu tinha sobre esta leitura era, com certeza, muito grande. A autora soube entrelaçar as histórias das três personagens de forma muito envolvente e interessante, me fazendo ficar ansiosa para ler novamente a cada parada obrigatória. Gosto deste tipo de livro pela sensação que ele proporciona, de euforia, ansiedade e aflição; lê-lo à noite não foi uma boa opção porque sempre me pegava com aquela sensação de que alguém iria entrar em casa a cada barulhinho ouvido. Acho que ainda há outra palavra para descrevê-lo: aterrorizante.

Viva Para Contar é dividido em dois tipos de narração, em terceira pessoa é narrado cada passo da detetive, os acontecimentos vividos por Danielle e Victória são narrados em primeira pessoa, não acho que isso tenha atrapalhado qualquer entendimento ou desenvolvimento da história, talvez tenha sido apenas algo diferente vindo da autora. D. D. é uma personagem forte, ela é apaixonada pela profissão, bem-sucedida e tem como característica marcante o sarcasmo; Danielle Burton é enfermeira, ama sua profissão, mas é uma mulher um pouco frustrada, seu pai se suicidou após matar sua mãe e seus irmãos e deixar apenas ela viva, isso acaba se tornando um fantasma em sua vida; Victória é mãe de Evan, vive para cuidar de seu filho e sofre com as ameaças dentro da própria casa.

O que mais chama a atenção é que a autora não usou apenas assassinatos na história, mas também algo que eu nunca havia lido em qualquer outro livro: "crianças psicóticas". Minha admiração por qualquer autor cresce quando eu leio que ele fez pesquisa para a temática central do livro, Lisa Gardner pesquisou e acompanhou um hospital psiquiátrico infantil para a escrita do mesmo. Muitas das coisas que lemos sobre as crianças, mesmo sendo ficção, têm base na vida real e despertam em nós um interesse sobre o tema.

As 479 páginas passam abatidas se você se deixa envolver pela história. Este é um livro indicado para quem ama thriller, suspense e maravilhosas sensações durante uma leitura.

"- Eu amo você, desde aqui até a lua e às estrelas, e todo o caminho de volta - murmura ele, uma frase retirada do nosso livro favorito.
Acaricio o rosto dele. - Eu também amo você.

- Não quero machucá-la - diz ele, quase como em um sonho, quase adormecendo. Seus olhos azuis se abrem. - Mas eu quero." (Página 70)


Para concorrer ao kit do livro você precisa fazer a sua "inscrição" no post referente à promoção Férias Premiadas no Secrets of Bookaqui.

Lá no post já estão as regras: seguir o blog pelo GFC, seguir o twitter do blog (@secretsofbook) e comentar na resenha respectiva ao livro que será sorteado. ATENÇÃO! Só serão válidos os comentários com conteúdo e que tenham a ver com a resenha. Todo blogueiro fica contente quando o leitor realmente expressa a sua opinião!

Fez isso? Agora é só twittar a frase abaixo até terça-feira, dia 24:

Sou uma pessoa Viva Para Contar e vou ganhar o livro que o @secretsofbook e a @Novo_Conceito vão me dar. http://kingo.to/195M

O sorteio será feito pelo sorteie.me e o resultado será divulgado no twitter do blog e na resenha a ser postada na próxima quarta-feira.

Boa sorte!


- Este post é válido para o Top Comentarista de Julho, preencha o formulário se você já comentou e fez a "inscrição". Senão, faça aqui.

12 comentários:

  1. Adoro estórias que envolve contos policias,adoro o suspense que impera sobre o livro! Tô louca para ler esse livro *_*

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, de verdade. Achei ele bem grosso quando vi em fotos nos blogs e com uma história intrigante. O fato de ser narrado de forma alternada não me agrada muito porque eu prefiro a primeira pessoa, mas se é tão bem escrito eu nem vou me importar!!

    Gislaine

    ResponderExcluir
  3. Obaaaaaa!!! Que bom que ganhei o sorteio da primeira resenha premiada. Desse não vou participar porque já tenho. Quem não tem, tem de participar, parece ser um livro muito interessante. Boa Sorte galeraaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Não gostei desse livro, não gosto de historias
    policias,com suspense, assasinatos e etc.....

    ResponderExcluir
  5. Oii. De vez em quando, é bom ler um romance policial, apesar de não ser o meu gênero literário favorito. Tenho um desse tipo na fila, quem sabe eu goste.
    Agora Viva Para Contar parece ser bem assustador. Não é muito o meu tipo.

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Devo começar que tomei gosto pelos romances policiais. Tô precisando de livros que me surpreendam, e já ouvi falar maravilhas desse livro. Quero muito!!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, Monise!! Você me deixou com vontade de ler essa história!! Adoro policiais e esse parece de tirar o fôlego! E o fato de tratar de "crianças psicóticas" só me deixou mais curiosa! Nunca li nada sobre isso...

    ResponderExcluir
  8. Ai que medo visssssssssssssssh. "Mas eu quero"
    Acho que vou me matar de medo lendo, mas eu quero!

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã de romance policial, mas tenho que concordar que o livro é muito bom.. Mas, não sei se eu ia ler, quem sabe eu leia.. =/ Estou curiosa com a história

    ResponderExcluir
  10. Adoro suspenses. E gostei da resenha.
    Que trama envolvente e curioso serem usadas crianças psicóticas. Nunca tinha visto em livro nenhum também.
    gostei de ele ser assustador. Meu interesse só aumentou.

    ResponderExcluir
  11. adoro um bom livro de suspense.
    Eu já havia lido inúmeras resenhas positivas sobre esse livro e a sua me fez desejar esse livro ainda mais. bjs

    ResponderExcluir
  12. Como adoro livros de vários estilos, me interessei muito pela leitura desse novo livro, li resenhas muito positivas sobre ele e isso só fez crescer minha vontade de lê-lo.

    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!