quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resenha: Um Porto Seguro, Nicholas Sparks


Nada mais justo como voltar às resenhas com um livro do meu autor favorito de romance, não? Pois bem... Resenha de Um Porto Seguro para vocês conferirem! 

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
Ano: 2012
Nota: 4/5

Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Que o Nicholas Sparks é um ótimo autor de romance nós sabemos. Mas, confessemos, às vezes temos um medinho que ele nos decepcione... Assim que peguei este livro na estante para ler, depois de mais de um ano em que li Um Homem de Sorte – que não me agradou tanto -, eu desejei que gostasse muito, mas sem criar uma grande expectativa, pois não queria me decepcionar. Além de estar com saudade de um livro dele, eu também queria já estar com este lido, para quando estrear nos cinemas do Brasil, eu correr para conferir a adaptação.

Um Porto Seguro conta o romance da misteriosa Katie e o charmoso Alex. Katie vai à Southport para fugir de seu passado, Alex é viúvo e pai de duas crianças. Em meio a uma cidade pequena suas vidas se cruzam e, aos poucos, os dois vão se aproximando. Porém, o passado de Katie a amedronta, o que faz com que ela se torne uma pessoa reservada.

A verdade da vida é que eu sempre vou esperar que o Nicholas escreva um romance que me conquiste tanto quanto Querido John, livro de sua própria autoria e o meu favorito de romance, o que significa que o considero o melhor do autor. Porém, parece um pouco complicado...

Gostei bastante do livro Um Homem de Sorte, e Um Porto Seguro me fez suspirar ao começo da leitura e amar o final da história... Mas sinto falta de algo original do autor. Assim como em Um Homem de Sorte, eu senti que o livro foi uma mistura de pequenas coisas de seus anteriores. Tirando esse detalhe, o livro é lindo, a história é linda e apaixonante e o final, apesar de previsível, tem algo que nos surpreende.

AMO o fato de o Nicholas sempre falar sobre família em seus livros, acho que essa é uma característica que faz com que seus romances se tornem ainda mais delicados e emocionantes. O personagem Alex, viúvo há pouco tempo, é um pai super atencioso, fazendo o melhor que pode aos seus filhos, que perderam a mãe muito cedo. Portanto, para ele, a mulher ideal para se apaixonar seria aquela que cuidasse de seus filhos de uma maneira carinhosa e atenciosa, como se fosse a própria mãe.

Katie é uma personagem forte que, mesmo frágil algumas vezes, demonstrou ser alguém que sabe o que quer e o que merece. Quanto a Jo, eu a amei, apesar de pouco aparecer ela tem uma participação bastante importante. E Alex... Ah, ele é um homem pelo qual, com toda a certeza, eu me apaixonaria. Aliás, que mulher não se apaixonaria pelos homens criados pelo Nicholas?

A leveza da escrita e a narração do autor nos fazem devorar o livro rapidinho, como sempre. Os capítulos são narrações alternadas de Katie, Alex e Kevin – personagem sobre o qual eu nada direi - , fazendo com que os conheçamos melhor, através de seus pensamentos e sentimentos, mas também somos levados, em alguns momentos, ao passado de Katie.

Este é um livro do qual vale a pena a leitura. Porém, cuidado para não ir com muita sede ao pote e esperar demais de uma história simples – mas intensa e emocionante -, da qual talvez você já tenha lido algo parecido neste mundo literário.


"Eram ideias irracionais e ilógicas, que iam contra tudo o que ela tinha prometido a si mesma quando se mudou para Southport. Mas Katie percebeu que queria que ele a conhecesse melhor. Ela queria que ele a entendesse, porque tinha a estranha sensação de que ele era o tipo de homem pelo qual ela poderia se apaixonar, mesmo que não quisesse." (Páginas 136 e 137)

8 comentários:

  1. Oie!

    Eu li dois livros do autor e gostei muito, mas ele segue sempre a mesma linha pelo que pude perceber.
    Gosta da forma que o autor escreve, mas dei uma parada nos livros dele.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Hannah :)

    Eu adorei esse livro, curti muito a mistura de Romance e Suspense que o Nicholas criou, do autor esse é um dos meus livros favoritos :)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai Hannah, infelizmente minhas ultimas leituras do Nicholas não foram mto agradaveis :((
    Vou veer se pego esse pra ler e gosto :)
    Ps: Ainda nao li Querido John, talvez eu tente ler ele primeiro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Hannah!
    Os livros do Nicholas tem sempre um tom de tragédia acompanhando os romances, embora os últimos estejam mudando.
    Não li Querido John, mas o livro que mais me encantou dele foi Diário de uma paixão.
    Parabéns pela resenha.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  5. Nicholas Sparks é praticamente um mito dos romances da nova geração e pelo que ouvi falar e li em resenhas (inclusive essa) Um Porto Seguro parece ser simplesmente ótimo, já li outros livros do Nicholas que encantaram e, não vejo a hora de ler esse. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler a história, ela é bem daquelas que me acabo lendo, haha

    Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. De todos os livros do autor, esse foi o que eu mais gostei em todos os aspectos, não me deixou em dúvida sobre nada, simplesmente amei tudo sobre a história, perfeito! Muito bem escrito, com um suspense sensacional e uma história linda! Super recomendo.

    ResponderExcluir
  7. Lí quatro livros deste autor, mas o livro "a primeira vista" é horrível...já no inicio nao estava gostando, mas depois de tanto sofrer o final foi indigno...detestei o livro no todo...nada me acrescentou e nao recomendo...

    ResponderExcluir
  8. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!