quarta-feira, 17 de julho de 2013

Resenha: A Escolha, Nicholas Sparks


Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 303
Ano: 2012
Nota: 4/5

Sinopse: Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Ai, Nicholas Sparks... A romântica que não ama suspirar com seus romances que atire a primeira pedra! E, mais uma vez, eu terminei a leitura ainda mais apaixonada pelo autor e suas histórias que, apesar de qualquer coisa, continuam encantando todo amante de romance.

A Escolha conta a história de Gabby e Travis, vizinhos que amam cachorros e parecem não se dar muito bem a princípio. Até que então, uma situação os força a se conhecerem melhor e darem mais uma chance ao relacionamento "vizinho-vizinha". E é aí que o sentimento entre os dois começa a surgir...

Sempre que eu falar ou escrever sobre os romances do Nicholas citarei algo que é inerente às suas histórias: família. Acredito que esse é, foi e sempre será o foco do autor, que deve ter um relacionamento maravilhoso com sua esposa e filhos; pelo menos é o que ele deixa transparecer ao falar sobre nos livros e em seus agradecimentos.

Fiquei muito feliz em ler a história e não ficar relembrando ou comparando algumas das situações com as de outras do autor, como foi o que aconteceu quando li Um Porto Seguro e Um Homem de Sorte. Apesar de ter achado esse livro um tanto quanto breve em seu conteúdo, eu gostei da leitura, porém, não pareceu algo tão característico do Nicholas Sparks. Não sei exatamente o porquê, mas talvez eu esperasse me surpreender de uma forma diferente e mais intensa. Em outras palavras: amei o livro, mas, ao mesmo tempo em que sabia estar lendo algo dele, alguns momentos não me deixavam acreditar nisso.

Sei que ficção é literalmente ficção, mas o autor sempre escreveu algo baseado no que pode acontecer na vida real (ou não). Confesso que fiquei decepcionada com a rapidez com a qual os personagens disseram "Eu te amo" um ao outro e com a atitude de um deles, exatamente porque nunca imaginei que o Nicholas pudesse escrever algo assim e porque, para mim, a maioria dos personagens dele sempre teve atitudes "certinhas". Porém, a conclusão de todo o romance e a maneira linda de como ele consegue envolver o tema família na história, me faz reconsiderar qualquer coisinha que tenha me chateado. É, ele realmente sabe como tocar seus leitores de forma profunda...

O livro é dividido em Prólogo, Parte Um, Parte Dois e Epílogo. O Prólogo desperta a nossa curiosidade em relação à Parte Dois, que é breve, mas uma conclusão da Parte Um após aproximadamente onze anos. A narração é a típica do autor, sempre em terceira pessoa, mas revelando momentos de ambos os personagens. Quanto a eles... Gabby me pareceu ser equilibrada, mas influenciável; e Travis, o típico garanhão pelo qual, conhecendo seus históricos amorosos, eu tentaria jamais me apaixonar, confesso.

Ao concluir a leitura, "A Escolha" me pareceu o título perfeito para este livro. E, novamente, Nicholas Sparks nos faz refletir sobre os temas amor, casamento e família.

Nem preciso falar que é quase uma leitura obrigatória para os fãs do autor e de romance, né?

"- O amor é uma coisa maravilhosa. Faz a vida valer a pena. Eu amo amar.
- Você fala como se tivesse bastante experiência. Mas mantenha em mente que o verdadeiro amor dura para sempre.
- Os poetas diriam que o verdadeiro amor sempre acaba em tragédia." (Página 154)


16 comentários:

  1. Sua resenha está perfeita Hannah. Mas tenho que confessar que peguei esse livro para conhecer o Nicholas e detestei, muito água com açúcar e previsível. Mas outras pessoas me garantiram que outros livros dele são melhores. Vou ler outro pra falar.

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Este também foi o primeiro que li do autor e eu ameii, me emocinei, demais!!

    beijos*

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de ler este livro...chorei horrores! Fiquei tocada em ler toda a angustia de Travis...

    Este foi o primeiro livro que li dele. Eu tinha uma lista com quatro livros:
    - Uma Promessa Para a Vida Toda
    - Diário de uma Paixão
    - As Palavras Que Eu Nunca Te Direi
    - O sorriso das estrelas

    Sempre parei nas primeiras páginas, não é que eram ruins...eu mesma não sei porque parava.
    Resolvi me desafiar e ler "A escolha"....sem palavras...muito legal..muito lindo!! Elaine O.

    ResponderExcluir
  4. Hannah!
    Realmente os livros do Nicholas tem a família como ponto principal e admiro isso nele, valoriza muito o núcleo familiar.
    Travis passou um sofrimento grande, mas no final deu tudo certo.
    Muito boa sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro e posso dizer como fã de romances, que ele é ótimo, me deixou a desejar em algumas partes, mas não tem como negar que a história é envolvente. Ai ai Travis <3 hahaha É impressionante como o Nicholas possui um dom de fazer de seus livros best sellers!!

    ResponderExcluir
  6. Odiei! final completamente previsíveis,deixou a desejar em vários momentos. No inicio até comecei a me envolver mas depois foi só desilusão.
    Esperava mais deste livro, infelizmente não gostei, acho que A escolha poderia ter sido uma experiencia bem melhor pra mim.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li este livro, mas já li vários outros livros do Nicholas e achei todos perfeito, pretendo ler em breve este, e como uma eterna apaixonada por romances e pelo Nicholas mais ainda, sei que vou me emocionar, de todos o livros dele que li não teve um em que não me emocionei. E o que me faz amar cada vez mais ele é a forma e a sensibilidade com que ele escreve, e saber que algumas histórias podem sim acontecer na vida real. Eu nem gosto de saber que outras milhões de pessoas amam os romances/drama do Nicholas (motivos que eu não gostaria de comentar). Mas os livros dele sempre me deixam com gostinho de quero mais, ele supera qualquer outro escritor... Gostei da resenha, estou ansiosa para ler este livro!

    ResponderExcluir
  8. A Escolha foi o primeiro livro que li do Nicholas, achei maravilhoso, porém teve algumas partes na qual me deixaram em dúvida, e por este motivo comecei a ler novamente rs, já li outros dele e são perfeitos, um mais envolvente que o outro! Simplesmente todos apaixonante.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito interessada em ler esse livro. Alguns comentários aqui e de critica, porém o que é ruim para alguns e ótimo para outros, por isso vou ler e tira minhas conclusões !!

    ResponderExcluir
  10. Estou muito interessada em ler esse livro. Alguns comentários aqui e de critica, porém o que é ruim para alguns e ótimo para outros, por isso vou ler e tira minhas conclusões !!

    ResponderExcluir
  11. O melhor de mim e o melhor livro dele, perfeito, maravilhoso.. Emocionante, li e vi o filme, chorei horrores.Uma historia incrível. Tô completamente apaixonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um livro muito bom! A adaptação ao cinema ocorreran mudanças, as quais ja esperava em se tratando de cinema. Mas mesmo assim adorei o filme e recomendo o livro!

      Excluir
  12. onde é que há à venda em portugal?

    ResponderExcluir
  13. Sou super fã das historias do Nicholas Sparks, totalmente apaixonado por cada livro dele que eu já li. Agora estou lendo esse livro e até o momento estou amando (assim como os outros). Espero terminar ele logo para começar outros o mais rápido possível. Adorei seu blog, já está nos favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com
    Meu canal: youtube.com/umcontainer

    ResponderExcluir
  14. Sou suspeita para falar dos romances do Nicholas, pois sou apaixonada em todos os seus livros.. A Escolha já estou lendo pela segunda vez, é lindo! O livro que mais gostei dela, foi sem dúvida Amor a primeira vista..

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente amo todos os livros dele ... sou fã dele ... E este foi um dos livros que mais amei dele . Me emocionei muito .
    "Pra mim" é o melhor escritor ❤
    Amo de paixão todos os livros dele.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!