segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Livro x Filme: PJ&O - O Ladrão de Raios

A série Percy Jackson & Os Olimpianos, como best-seller em livros no mundo inteiro, teve adaptação do primeiro livro em 2010, O Ladrão de Raios. Uma adaptação um pouco mal feita em minha opinião!
O segundo filme, O Mar de Monstros, está previsto para ser lançado até o final de 2012. Espero, sinceramente, que melhorem um pouco e sejam o máximo fiéis à história!

E qual é o grande motivo de eu não ter gostado nem um pouco da adaptação? Simples! Muitas diferenças, e eu vou listá-las:

1 - A idade dos personagens:
Livro: Percy Jackson e seus amigos tem 12 anos.
Filme: Os personagens não passam por menos de 15 anos.
Aí, fica a pergunta: Como vão fazer com a história, se a profecia teria que se realizar aos 16 anos?

2 - Annabeth:
Livro: É loira.
Filme: Morena.
Algo relevante, né? Então, não muito significante.

3 - Descoberta de quem é o pai de Percy:
Livro: Até Percy descobrir demora um tempo. Ele precisa descobrir suas habilidades e tal...
Filme: Percy chega ao Acampamento Meio-Sangue e já lhe dizem quem é o pai.
Além disso, a cena em que ele descobre de quem é filho no livro está inclusa no filme, então, acho que não custaria nada seguir o livro!

4 - O ladrão de raios:
Não quero dizer quem é o ladrão no livro nem no filme, vou deixar pra quem ainda não leu descobrir, pra quem não assistiu também e pra quem não leu e também não assistiu fazer o mesmo! Mas... É DIFERENTE! E foi o que mais me decepcionou em tudo. Se não fosse isso eu realmente relevaria o resto!

Acho que eles realmente tinham capacidade de seguir não tudo a risca, mas o principal do livro!
O livro tem ação, tem efeitos especiais, é até legal! Mas para quem não leu o livro e não ficou se prendendo a ele. Eu esperei uma cena que eu imaginei super legal e fiquei ansiosa para vê-la no filme, acabei não tendo isso atendido!
É claro que não há muitas coisas e tal... e que algumas tem que ser mudadas porque não se consegue fazer tudo! Mas tem AQUELAS coisas, que tem que ser AQUELAS, entendem?

Não vou dizer para não assistirem o filme, claro! Mas quando forem assistir, desliguem-se totalmente do livro para não se decepcionarem. E quem assistiu, mas não leu, esqueçam a história do filme... Esse é o segredo!

Vocês alguma vez já leram o livro e se decepcionaram com a adaptação? Contem aqui pra gente! ;)

11 comentários:

  1. Nunca li a série, mas posso afirmar que o filme, não como adaptação mas como apenas filme, ficou muito bom. Na minha opinião as adaptações para cinema, seja de livro, desenho, jogo ou o que mais for, são feitas para as pessoas que ainda não conhecem a histórias, fazendo-as se interessar pela obra original, e não para os já fãs dela. Mas uma adaptação que afirmo com todas as forças que ficou muito boa foi a de Entrevista Com o Vampiro, que apesar de não ser exatamente fiel ao livro, gostei muuuuuuuuuuuuuuuito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica Hannah! Já assisti O Ladrão de Raios e curti bastante. Muito em breve pretendo ler Percy Jackson. Já assisti várias adaptações cinematográficas dos livros e confesso não ter gostado de muitas, como por exemplo, O Código da Vinci e Anjos e Demônios. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. PJ realmente mudou muuuuuito do livro para o filme, confesso que me decepcionei um pouquinho quando assisti.

    ResponderExcluir
  4. Percy Jackson foi realmente muito modificado tornando o filme monótono e sem expectativa alguma pro resto da história.

    P.S.: Esqueceu que no filme, Percy e seus amigos tem que procurar as pérolas de perséfone (e basicamente a história gira em torno disso) e no livro ele ganha quando mergulha no rio se não me engano [assim mudando o caminho do filme até o final]

    ResponderExcluir
  5. "Mas tem AQUELAS coisas, que tem que ser AQUELAS, entendem?"
    Kkkkkkkk
    Morri de rir Hannah!
    Também achei que coisas bem importantes deveriam ter entrado no filme. Acho que o mais agravante dessa adaptação foi a idade dos atores.
    Poderiam ter colocado atores mais jovens, sem problema, acho até que o fato de Percy ser jovem é que deixa o livro mais legal, mas vamos ver o que vai acontecer.

    Bjs.
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito chato com adaptações cinematográficas de livros, mas a do Percy me decepcionou bastante, quase parei de ver o filme na metade, sério!! Além de mudar muita coisa do curso da história até o destino final dos personagens, a questão do ladrão de raios foi totalmente mudada, sumiram com uma certa pessoa!! Isso que me decepcionou bastante. Por mais que seja uma versão também para quem não leu o livro, não custa nada fazer um detalhes mais próximos. O 1° Crônicas de Nárnia é praticamente igual ao livro, senti a falta de um gigante só (rsrs).Quero ver como vão fazer O Mar de Monstros.

    ResponderExcluir
  7. estou me interessando agora, vocs sao veteranos, to com receio de assistir o filme e depois ler o segundo livro, pois nao achei o primeiro para compra-lo.
    achei mt maneiro o blog e as opinioes.

    ResponderExcluir
  8. Ah um filme qe é bem ruim comparado ao livro é Eu sou o numero 4 !
    Pessimo filme comparando ao livro !
    Ahn e todos os filmes dos livros do Dan Brown não são nada comparados ao livro !

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti o filme primeiro para depois ler o livro. Eu tinha achado o filme legal não essas coisas.
    Mas depois que li o livro, eu simplesmente me apaixonei pela série.
    Os filmes tem sempre o poder de estragar as histórias :/

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti o filme e adorei.. e ainda não comprei o livro pra saber se irei me decepcionar mto, mas tem realmente algumas diferenças né.. bem provavel que eu prefira os livros do q os filmes, sempre é assim!

    ResponderExcluir
  11. Sumiram com a Clarisse La Rue. Como vão inseri-la no segundo filme? Esse é outro problema que achei no filme, já que ficará sem nexo inserir uma filha de Ares que nunca foi citada antes.
    Além disso, a batalha com a Hidra acontece no segundo livro, mas colocaram no primeiro filme. Me decepcionei bastante.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!