quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resenha: Água Para Elefantes, Sara Gruen

Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Nota: 4/5

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Um livro lindo e com um tema totalmente diferente! Me surpreendeu como a autora sabia sobre circo para não focar só no romance.
Jacob se vê totalmente sem rumo quando seus pais morrem. Foge da faculdade próximo das provas finais e acaba aparecendo num circo onde começa uma vida totalmente diferente. O que o salva é que a faculdade que fazia era de veterinária, e então, ele consegue um "emprego" no circo, onde se apaixona por Rosie, a elefanta, e Marlena, a mulher do seu patrão.
Quando peguei esse livro pra ler achei que veria só o que eu mais esperava: romance! E por isso tinha uma expectativa diferente sobre ele. O começo não me animou tanto porque o romance demora para aparecer, mas a autora sabe envolver o leitor com o enredo sobre o circo. As cenas descritas sobre os animais e os espetáculos são incrivelmente detalhadas e te faz realmente viajar na leitura. E eu, que não imaginava que final teria o livro, fiquei totalmente admirada com a maneira como ele terminou. O que diverte são as trapalhadas de Jacob aos 93 anos que é quem conta a história, e está vivendo em um asilo. A história contada em primeira pessoa faz tudo ficar bem divertido com os comentários. Há cenas de maltratos com animais que me fizeram ficar muito deprimida, cenas que encheram meus olhos de lágrimas e me emocionaram demais. Um livro totalmente envolvente!
Lembrando que, para escrever o livro, a autora fez pesquisa em museu de circo, viu fotos e ouviu histórias de pessoas que viveram em alguns, ela diz isso mesmo numa nota ao final. Então, trechos do livro são verdade, porque ela faz algumas misturas da vida real com a imaginação... E isso tudo resultou num belo trabalho!

- Às vezes, quando envelhecemos, e não estou falando do senhor, estou falando em geral, porque cada um de nós envelhece de modo diferente, as coisas em que pensamos e que desejamos começam a nos parecer reais. E, então, acreditamos nelas e, antes que nos demos conta, elas começam a fazer parte da nossa história, e se alguém discorda de nós, dizendo que essas coisas não são verdade... bem, nós nos sentimos ofendidos. Porque não nos lembramos mais da primeira parte da história. Só sabemos que nos chamaram de mentirosos. (Rosemary – Página 148)


Ainda não assisti o filme, mas logo que assistir farei o Livro x Filme. Esperem! ;)

8 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro, ainda não assistir ao filme, mas pelo o que ouvi falar é bom.
    Essa história parece tão legal e envolvente. E com esse aditivo do tema circo, acho que é uma leitura e tanto.
    BJ!

    http://amigasentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Particularmente eu não tinha a intenção de ler este livro, mas sua resenha me encantou. Vou dar uma chance a escritora.
    Parabéns pela resenha.

    Bjs.
    Paraíso Em Papel

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro, e achei-o bom. Eu gostei, mas não tão apreciadamente.
    Gostei da sua resenha, explorou pontos pela qual eu não tinha percebido.
    Assisti ao filme e gostei.
    Preferi o filme sabe..
    rs
    Espero que assista logo filme para colocar nos seus posts!
    Beijão!

    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já vi o filme e já li o livro. Chorei com ambos.. Muito lindo. Muito bom!
    Me apeguei fácil ao livro,nossa!
    Gostei da sua resenha :)
    Assista o filme logo, você não vai se arrepender :)

    http://exploradoradelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Antes eu tinha vontade de ler este livro, mas parece que como a febre acalmou, minha vontade passou. rsrs

    *Convido você a participar do nosso amigo secreto!
    Clique aqui! | Amigo Secreto

    Beijos!
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  6. Apesar de estar fazendo sorteio deste livro no blog, eu ainda não li acredita?
    Bem, mas estou louca para ler, principalmente agora que leio você dizer que o livro é lindo e surpreendente.Valeu!
    Bju

    ResponderExcluir
  7. Olá! :D

    Dei a este livro exatamente a mesma nota. Amei a narrativa, o enredo, os fatos... mas achei que faltou algo no romance do Jacob com a Marlena. :/ Contudo, sem dúvidas, é um livro inspirador, que mostra grandes valor, e entre eles está os cuidados dos humanos com os animais, e o amor que certas pessoas sentem por eles. Achei magnífico.

    Adoreiii!!!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Falam tanto desse livro, tanto do filmes mas não consegui me interessar nele, no maximo veria o filme pra ver se algo me chama a atenção! :X

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!