domingo, 19 de fevereiro de 2012

Resenha: White Cat, Holly Black

Autor: Holly Black
Páginas: 293
Nota: 4/5

Sinopse: Cassel vem de uma família de executores– pessoas que têm o poder de mudar suas emoções, suas lembranças, sua sorte, ao mais leve toque de suas mãos. E já que amaldiçoar é ilegal, todos eles são mafiosos, ou trapaceiros. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, assim ele é um estranho, o garoto direito em uma família torta. Você apenas tem que ignorar um pequeno detalhe – que ele matou sua melhor amiga, Lila, há três anos. Desde então, Cassel cuidadosamente construiu uma fachada de normalidade, misturando-se na multidão. Mas sua fachada começa a ruir quando ele começa a ter sonambulismo, empurrado para a noite por pesadelos aterrorizantes sobre um gato branco que quer lhe dizer alguma coisa. Ele está percebendo outras coisas perturbadoras, também, incluindo o comportamento estranho de seus dois irmãos. Eles estão mantendo segredos dele, pegos em uma trama misteriosa. Conforme Cassel começa a suspeitar que ele é parte de uma enorme trapaça, ele também quer saber o que realmente aconteceu com Lila. Ela poderia ainda estar viva? Para descobrir isso, Cassel terá de trapacear os trapaceiros.
White Cat tem uma história bastante diferente do que eu estou acostumada a ler. Esse mundo dos executores é totalmente viciante e os personagens são ótimos e bem desenvolvidos, Mas a unica coisa que não me fez dar nota 5 para esse livro é que a trama é muito previsível. Eu não sei se foi só comigo ou se aconteceu com as outras pessoas que também o leram, mas logo nas primeiras páginas eu já consegui descobrir todo o mistério. Mas apesar disso, o final foi surpreendente e me fez ficar ansiosa para ler o próximo livro.

Cassel vive em um mundo onde uma entre mil pessoas são executores de maldições, ou seja, com apenas um toque das mãos eles podem mudar sua sorte, apagar suas memorias ou até te matar.
"Na aula sobre saúde nosso professor costumava dizer que se alguém viesse na sua direção na rua com as mãos nuas, considere estas mãos como potencialmente mortais, como espadas desembainhadas."
Cassel sabe que ele não é um executor, apesar de sua família inteira ser! Ele sempre se sentiu excluído quando o assunto se tratava de execuções, ele sabia que sua família era trapaceira, ou seja, praticava execuções mesmo sendo ilegal, porém ele nunca participava dos planos.
Então ele decidiu ir para a escola, ficar longe da sua família criminosa e tentar ter uma vida normal, tentando esconder a culpa por ter matado sua melhor amiga Lila há três anos atrás.
Acontece que quando Cassel tinha 14 anos ele foi encontrado pelos irmãos todo sujo de sangue com uma faca na mão e com o corpo de Lila aos pés, Cassel viveu esses 3 anos cheio de culpa, mesmo ele não se lembrando nada daquele dia.
Porém, quando ele começa a ter sonambulismo e a sonhar com um gato branco que o acusa de tê-lo amaldiçoado, Cassel começa a se perguntar o que de fato aconteceu naquele dia onde matou Lila.
- Uma maldição foi posta em mim - O gato disse. - Uma maldição que só você pode quebrar. Somente você pode desfazê-la.
- Quem amaldiçoou você? - eu perguntei, tentando sufocar minha risada.
- Você - disse o gato branco
.
Eu amei a narrativa de Cassel, ele é forte e muito inteligente e os planos que ele fez me deixaram de boca aberta com a sua genialidade.
É bem legal estar na sua cabeça, principalmente quando ele faz planos e arma estratégias, e os planos me deixaram roendo as unhas de ansiedade para saber o que iria acontecer em seguida e se iria dar certo.
Cassel é com certeza um dos meus personagens masculinos favoritos.

Como disse no começo esse mundo de White Cat é viciante, espero que no próximo livro o mistério não seja tão fácil para descobrir. Aconselho a todos a lerem esse livro, tenho certeza que irão gostar!

4 comentários:

  1. Ana!
    Noooooossa! Achei o livro mais que demais, aind anão havia lido nenhuma resenha dele e os executores deixaram-me curiosa.

    Será que pode comentar nessa postagem lá do blog:
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/02/entrevista-3-escritora-ana-carla-santos.html
    Agradeço de coração obrigada!
    Desejo um carnaval com tranqüilidade e uma ótima semana.
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Que show a resenha, Parabéns!
    O livro deve ser muito bom. Quero um <3
    Estou seguindo o blog, amei de tão lindo <3

    Um beijo !

    ResponderExcluir
  3. tenho vontade de ler esse livro mas não sei , espero que não seja uma daquelas histórias toscas ... rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!