quarta-feira, 28 de março de 2012

Resenha Premiada: Um Mundo Brilhante, T. Greenwood

Autora: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Nota: 4/5

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Escolhas... essa é a temática central de Um Mundo Brilhante! O livro me prendeu por ser uma história simples, baseada em decisões, mostrando o quanto elas são importantes na vida.

Ben Bailey, é um professor de história, noivo de Sara e tem uma vida um tanto quanto normal. Até que um dia encontra um jovem morto em frente à sua casa, um fato que faz uma reviravolta em sua rotina. Convencido de que não foi simplesmente um acidente, como concluído pela polícia, ele, junto com Shadi, irmã da vítima, tenta provar que foi um assassinato. Assim, Ben vivencia momentos de paixão, mentiras e decisões a serem tomadas.

Pela sinopse do livro, esperamos uma história sobre o assassinato e sua resolução, porém temos um foco um tanto quanto inesperado. É claro que esse fato não é deixado para trás, ele só não é o tema principal. Mas é desse acontecimento que tudo vai surgindo e a história se desenrolando.

Ben tem uma vida comum, nem triste, nem lá grande coisa. Até que encontra Ricky, um garoto de uma tribo navajo que mora em sua cidade, morto em frente à sua casa no dia seguinte ao Halloween, o que significa que, provavelmente, o que quer que tenha acontecido foi na noite anterior. Como já o conhecia do bar em que trabalhava, Ben tem a certeza de que não foi um acidente de bêbado, pois Ricky não bebia. Quando vai ao hospital saber sobre ele, conhece Shadi, irmã de Ricky e assim os dois começam a procurar por respostas para o que teria acontecido naquela noite. Tudo isso acaba resultando em um envolvimento emocional, e o relacionamento de Ben e Sara, que já não era uma perfeição, começa a girar em torno de mentiras.

Um Mundo Brilhante é um livro muito bem escrito, sem clichês e para refletir. Os personagens foram bem desenvolvidos como pessoas comuns. Ben tem seus defeitos e suas qualidades, obviamente, e não é um personagem lindo, fofo e com atitudes sempre corretas, como acontece em muitos outros livros, ele tem seus altos e baixos, portanto houve momentos, como quando mentia ou agia de forma que não me agradava, em que fiquei com raiva dele, o que, sinceramente, foi em boa parte do livro. Sara, noiva de Ben, tem uma vida boa, com pais que dão a ela tudo o que precisar mesmo sendo independente e morando em outra cidade, ela tem atitudes um pouco irritantes e, mesmo não sendo uma personagem agradável à todos, eu tentava entendê-la, de tal forma que não a odiei um momento sequer. E, enfim, Shadi é uma pessoa calma, compreensiva, que sempre quer fazer as coisas certinhas e nenhum mal a ninguém, e, por incrível que pareça, ela não me agradou muito, principalmente por se deixar envolver com Ben.

Quanto ao final, eu fiquei realmente feliz por ser um pouco do que eu esperava. Não queria algo clichê que quebrasse toda a mensagem que o livro tem a passar, portanto, foi um final honesto e justo. E a capa do livro toda brilhante é maravilhosa!

Não espere um livro com muitas emoções, suspense ou um lindo romance. Um Mundo Brilhante é emocionante na medida certa para uma boa reflexão sobre nossas escolhas!

"Não são os fios individuais que compõem as imagens, mas a maneira como eles são trançados. Assim é a arte. Assim é o sonho." (Página 96)


E como prometido... Mais uma PROMOÇÃO aqui no blog! Por isso o título "Resenha Premiada".

Quer saber como ganhar? Simples!

  • Residir em território nacional.
  • Seguir o blog pelo Google Friend Connect.
  • Seguir o twitter do blog: @secretsofbook, se tiver.
  • Curtir a página do blog no Facebook, se tiver.
  • Fazer um comentário, com conteúdo, nessa resenha. Não esqueça de colocar o nome de seguidor, o usuário do twitter e e-mail para contato.
Fez isso? Agora é só aguardar! Todo mundo terá até 10 dias para comentar nessa postagem e chances iguais de concorrer ao kit do livro.

E se quiser ajudar a divulgar no twitter também... aqui está:

"Comente na resenha de Um Mundo Brilhante, no blog @secretsofbook, e concorra ao kit do livro da @Novo_Conceito. Confira! http://migre.me/8s423"

Os comentários aceitos serão os de até o dia 6 de abril. O resultado será divulgado no dia 7 e o ganhador terá até 3 dias para responder ao e-mail.

BOA SORTE!

12 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Hannah! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É interessante como as resenhas são diferentes assim como as opiniões sobre Um Mundo Brilhante, eu sou do tipo que não me contento com as resenhas, eu gosto de ler para tirar as minha próprias conclusões. Gostei bastante da sua resenha!!

    @renatadeca
    Renata D'Eça
    Renatadeca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que quando li a sinopse não me interessou muito não. Mas quando vi na livraria essa capa brilhante dei uma babada HAHAHA Amei a resenha Hannah, ótima como sempre! Vou participar da promoção como sempre u.u PSOADJDJSOP

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pela sua resenha parece ser um bom livro, centrado na vida de pessoas comuns e como pessoas comuns eles têm defeitos e qualidades. Como não sou tão fã assim de livros de detetive fico feliz que seja apesar de ter a investigação de um crime seja mais uma história sobre relacionamentos. um triângulo amoroso, um assasssinato e alguns conflitos num livro bem escrito, é tudo o que eu pedi a Deus, Brilhante.
    Twitter: @mcrisaragao
    E-mail: mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu já postei meu comentário? Caso tenha, apague um, por favor.

    Eu estava dizendo que fiquei um pouco desanimada para ler esse livro. Esperava algo mais empolgante... Pode ser que eu mude a minha opinião quando ler, mas agora não sei se iria gostar.

    Agora uma coisa é certa, a capa é linda demais!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu sou louca por esse livro!!!!

    Vi pela primeira vez em uma livraria segunda-feira passada, você acredita se eu disser que voltei lá mais duas vezes (em dias diferentes, rs) pra poder pegar o livro e ficar babando na capa? *__* É mais linda ainda ao vivo!!!

    Eu quero muito ler, embora as pessoas elogiem o livro, mas se irritem bastante com o Ben... rs... Histórias pra refletir são as minhas preferidas!!!

    Seguidora: Ju
    @PalcoseLivros
    entrepalcoselivros@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Desde que li a sinopse desse livro fiquei com vontade de ler. A partir daí, só vi resenhas positivas sobre o livro, então quero ter a minha opinião sobre livro.Quero muito ler.

    Seguidora: Jenifer Cristina Oliveira
    Twitter: 000_Jenifer_000

    ResponderExcluir
  8. Nossa, essa resenha so me deixou mais ancioso pra ler o livro. Quero muito ler.

    SEGUIDOR: Felipe Martins
    TWITTER: @_Feemartins

    ResponderExcluir
  9. Sempre ouvi falar desse livro por causa da beleza da edição! Mas pela sua resenha, perceibi que o conteúdo também é ótimo! Gosto de livros que fazem refletir...

    Seguidora: Tullia Maria
    Twitter: @tulliamaria
    E-mail: tullia.maria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Na primeira vez que eu vi esse livro, só pela capa eu pensei: "Não deve ser legal"...Mas depois de ler muitas e muuitas resenhas a respeito dele, gostei bastante...Primeiro por que trata de um tema que gosto muito, e segundo, tem bastante páginas...rsrsrs...bem o meu tipo de livro!!!
    Seguidora: Dryh
    Twitter: @drielymeira
    E-mail: driely.meira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Faz muuuuuito tempo que estou querendo esse livro...De primeira vista já me apaixonei pela capa, muuito linda.
    Quando li a primeira resenha desse livro já queria muuuuuuuuito mais lê-lo....


    Facebook:Carol Almeida
    E-mail: carol_almeida_jp@hotmail.com
    Seguidora: C.Almeida

    ResponderExcluir
  12. Twitter: @Julliiab
    Facebook: /juberringer
    GFC: @Julliiab

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!