quarta-feira, 21 de março de 2012

Resenha: Série Deixados Para Trás - Livros 1 a 6, Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins

Última resenha do Desafio Literário de Férias. Lista aqui.

Como a resenha é de Assassinos, sexto livro da série, eu decidi fazer um pequeno resumo sobre todos os que li até agora, tentando ao máximo não soltar spoilers.
Se quiser ler as resenhas completas, aqui está o link da página das resenhas no meu Skoob.


Autores: Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins
Editora: United Press
Média de páginas: 410

A série Deixados Para Trás é composta por 13 livros e mais 3 que são prequel, mas nesta resenha falarei apenas dos 6 primeiros.

Notas:
Deixados Para Trás - 5/5
Comando Tribulação - 5/5
Nicolae - 5/5
A Colheita - 4/5
Apoliom - 5/5
Assassinos - 5/5

Em Deixados Para Trás, Comando Tribulação, Nicolae, A Colheita, Apoliom, Assassinos, O Possuído, A Marca, Profanação, O Remanescente, Armagedom, O Glorioso Aparecimento e A Vitória Final, as profecias citadas no livro Apocalipse da Bíblia vão se cumprindo.

Deixados Para Trás

A história é focada nos personagens Rayford Steele, capitão-aviador da Pan-Continental; Chloe Steele, filha do capitão; e Buck Williams, um famoso jornalista. Depois do grande acontecimento que causa o desaparecimento de muitas pessoas e a morte de inúmeras, eles vão atrás da resposta para o fato. Rayford, perdeu sua esposa e filho, e, por já ter ouvido Irene falar da volta de Jesus, é o mais fácil a se converter e acreditar em tudo o que a Bíblia diz, principalmente porque o que acontece no mundo (ficção do livro) bate com as profecias da Palavra de Deus.

Comando Tribulação

Depois do desaparecimento de muitas pessoas na Terra e de o anticristo ter mostrado ao povo que o que quer é somente paz, Rayford, Chloe, Buck e Bruce formam o Comando Tribulação. O Comando Tribulação tem o objetivo de estudar a Bíblia e ficar atento sobre as próximas coisas que irão acontecer no mundo. Muita coisa acontece e muda o rumo de cada um deles, as profecias da Bíblia se realizam e o mundo está cada vez mais fascinado com Nicolae, que promete a paz mundial e planeja também uma única religião.

Nicolae

O cavalo vermelho do Apocalipse, que significa guerra, entrou em ação causando a Terceira Guerra Mundial e quase junto, os cavaleiros preto, que significa fome e pestes, e o amarelo, que significa morte, também. Rayford, trabalhando para o anticristo, acaba sendo o "espião" do Comando Tribulação; enquanto isso, Ben-Judá está sendo procurado em Israel, e Buck é o amigo que mais pode ajudá-lo. A ira do Cordeiro, o quinto e o sexto selo dos Julgamentos Selados estão próximos a acontecer com consequências ao mundo e à vida dos personagens.

A Colheita

Depois da Ira do Cordeiro, Buck e Rayford ficam a procura dos seus familiares e sofrem perda de pessoas muito queridas. Nesse livro, o selo de Deus aparece na testa de cada um dos cristãos e assim é mais fácil identificar quem é ou não. Tsion Ben-Judá planeja o encontro das Testemunhas para pregar-lhes sobre os novos julgamentos que virão ao mundo e o Comando Tribulação conhece e se junta a novos cristãos. A ação do livro começa mais pro fim dele e foi isso que não me prendeu tanto no começo, mas o final me surpreendeu bastante, querendo saber o que realmente estava por trás da acusação sobre Amanda.

Apoliom

Neste livro da série "Deixados Para Trás" a ação chega mais cedo e por isso é um dos que mais gostei!
O livro não enrola no começo, como nos outros, que deixam a ação só pro finalzinho. Logo no começo, no encontro das Testemunhas, muitas coisas já acontecem, surpresas para ambos os lados (anti-cristo e cristãos). O segredo, ou desconfiança, por trás de Amanda é só revelado neste livro, nada muito grave como quiseram deixar no anterior. A tormenta dos amigos que não são cristãos do Comando Tribulação por causa do ataque dos gafanhotos é outra coisa que deixa o livro muito bom, e é daí que vem o título "Apoliom". Apoliom é o demônio que comanda os gafanhotos...

Assassinos

Depois do ataque dos gafanhotos, também profetizado, a próxima profecia a se cumprir é a do exército de 200 milhões de cavaleiros. Em "Assassinos", sexto livro da série Deixados Para Trás, o Comando Tribulação passa por mais outras aventuras contra o anticristo. Há a perda de um membro e ganho de novo, viagens, e, claro, o fim da primeira parte da tribulação chegando.


Crítica Geral

Deixados Para Trás é uma série cristã e que tem me conquistado muito! A escrita é leve e que dá para se levar tranquilamente, te deixando ansioso a cada livro que passa.
Os autores conseguem descrever e passar os sentimentos dos personagem de forma intensa, envolvendo a cada página. Em Comando Tribulação há um pouco de romance, e até parece que eu não me encantei, né? Como uma boa fã desse gênero que sou!
Mesmo tendo muitos volumes, os livros não tornam a história maçante, pois cada um deles é baseado em algumas das muitas profecias que envolvem o livro Apocalipse. Nos três primeiros livros, somos bem lembrados sobre o que aconteceu na vida dos personagens, mas isso não faz a leitura ficar chata, pois nos próximos, os autores fazem breves resumos. Procurei ler os livros sempre com uma Bíblia, ou no celular ou mesmo ao meu lado e sempre que era citada alguma passagem eu procurava para lê-la.

A série é cheia de suspense, guerra, ação e mistérios que prendem a cada página e deixam desesperado para o próximo livro!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!